Após mais de duas horas de depoimento, Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado do Distrito Federal, afirmou que esclareceu todos os questionamentos feitos pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira. Ele compareceu espontaneamente para prestar depoimento sobre os atos de vandalismo ocorridos em Brasília no domingo passado.
“Respondi a todos os questionamentos e espero ter deixado claro que não tive qualquer envolvimento, seja por ação ou por omissão, com os fatos ocorridos no domingo”, declarou Ibaneis ao R7.
O governador também confirmou que determinou a retirada dos manifestantes dos acampamentos em 29 de dezembro, sendo impedido pelo Exército.
Conforme informou à reportagem Cléber Lopes, um dos advogados do governador afastado, ele mesmo pediu para depor. Ibaneis chegou à sede da Polícia Federal, na Asa Norte, em Brasília, por volta das 11h e deixou o prédio às 13h50min.
O emedebista é alvo de inquérito por suposta omissão dolosa durante os atos de vandalismo. Ibaneis está afastado do Governo do DF desde a madrugada de segunda-feira por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Na quarta-feira, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou a decisão, tomada horas após a ação dos vândalos na Praça dos Três Poderes.
A vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu como governadora em exercício da capital do país, posição que vai ocupar por 90 dias.