Sindicato da Polícia Penal do RS aprova indicação de superintendente da Susepe e reforça pedido de convocação de novos servidores

De acordo com o sindicato, existe um déficit de quatro mil servidores. No concurso mais recente da Susepe, três mil candidatos foram aprovados e aguardam chamamento.

Agente penitenciário desde 2014, Schwartz já exerceu diversas funções no sistema prisional gaúcho - Foto: Camila Borges/Ascom Susepe

O presidente do Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Sul (Sindppen/RS), Saulo Felipe Basso dos Santos, afirmou à Rádio Guaíba, nesta quinta-feira, que a entidade aprovou a indicação de Mateus Schwartz dos Anjos, de 31 anos, para assumir como titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Segundo a entidade que representa os servidores, o novo gestor é qualificado e experiente.

“Como é servidor de carreira e conhece a nossa realidade, esperamos que ele nos ajude com as demandas do sistema”, pontua Santos. Entre as principais necessidades da categoria, Saulo destacou a regulamentação da polícia penal no Estado, ampliação de vagas e equiparação salarial com servidores da Polícia Civil e a nomeação de novos servidores. Ainda conforme o sindicato, existe um déficit de quatro mil servidores. No concurso mais recente da Susepe, três mil candidatos foram aprovados e aguardam chamamento.

A nomeação de Mateus Schwartz dos Anjos, feita pelo governador Eduardo Leite, foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (10). Natural de Pelotas e agente penitenciário desde 2014, Mateus tem formação em Administração e Biologia e pós-graduação em Gestão Pública e Segurança Pública. No seu currículo, teve passagens pela Penitenciária Estadual de Canoas e pelo Presídio Regional de Pelotas. Em 2017, assumiu a administração do Presídio de Santa Vitória do Palmar. Em 2019, foi delegado da 5ª Região Penitenciária e atuou como diretor-adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe. Desde 2021, atuava como assessor de Relações Institucionais da então Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo.

Para o novo superintendente, estar à frente da Susepe representa um reconhecimento à sua atuação no sistema prisional gaúcho. “Sinto-me honrado com o convite do governador Eduardo Leite e preparado para este importante desafio. A Susepe passa por um momento de evolução, graças a um trabalho coletivo, articulado com o governo do Estado e a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo. Vamos continuar avançando em busca de ser a principal referência no sistema prisional brasileiro, baseados em muito trabalho, diálogo e união”, ressalta.