Muda sistema de atendimento no Centro de Medicamentos Especiais de Porto Alegre

Local passa a priorizar a entrega de remédios, retirando da fila pessoas que precisem abrir um protocolo de primeiro atendimento

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Entrou em vigor, nesta quinta-feira, uma nova sistemática de atendimento no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) de Porto Alegre. Em 12 de dezembro, o local assumiu, em regime municipalizado, as funções da Farmácia de Medicamentos Especiais, que antes atendia na avenida Borges de Medeiros e era gerenciada pelo governo estadual.

O Celme, que funciona na avenida Azenha, 295, das 8h às 17h, passa a ter a retirada de medicamentos como atividade preferencial. Caso precise abrir um protocolo para fazer o primeiro pedido de um medicamento novo, o usuário, que até então tinha de aguardar na espera comum, vai receber uma previsão de agendamento, com dia e horário. Com isso, essas pessoas não precisarão ficar na fila, eventualmente expostas à chuva e ao sol forte quando o número de lugares disponíveis não comporta a demanda.

Para abrir um protocolo sem agendamento prévio, os pacientes devem procurar uma das três farmácias distritais da prefeitura – Vila dos Comerciários, Navegantes e Restinga (veja endereços abaixo) -, das 8h às 16h30min, de segunda a sexta-feira. Nesses locais, no entanto, os pedidos serão recebidos só até sexta-feira, dia 20. A partir da segunda-feira, 23, o atendimento para protocolos vai ser realizado somente com agendamento prévio, via site farmaciadigital.rs.gov.br ou pelo telefone 3289.2360.

Fique atento

Tanto o Celme quanto as farmácias atendem exclusivamente usuários de Porto Alegre. Caso esteja com o endereço desatualizado, o paciente vai ser orientado a procurar a unidade de saúde de referência.

Farmácias distritais, que recebem pedidos de abertura de protocolo até o dia 20 

Farmácia Distrital Vila dos Comerciários – rua Prof. Manoel Lobato, 151
Farmácia Distrital Navegantes – avenida Presidente Roosevelt, 5
Farmácia Distrital Restinga – rua Álvaro Difini, 520