Prefeitura de Canoas dá início ao contrato que prevê melhorias na iluminação pública da cidade

Novo contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil

Foto: Alisson Moura / Prefeitura de Canoas

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy Marques assinou, nesta quarta-feira (11), a ordem de início dos serviços de melhoria, reforma e ampliação da iluminação pública na cidade. O novo contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil.

A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, ficará encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, através de mão de obra especializada e o fornecimento dos materiais necessários. Na Praça Setor 2, no bairro Estância Velha, por exemplo, será realizada a substituição das lâmpadas que estiverem queimadas ou estragadas.

Nedy destaca que uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população. “Com a contratação da empresa para cuidar da iluminação pública, vamos solucionar esse grave transtorno que os canoenses vêm sofrendo com lâmpadas queimadas. É bom lembrar que só estamos passando por essa situação porque, antes de eu assumir como prefeito, houve um processo irregular de contratação de uma empresa, sem licitação, que poderia causar prejuízos ao Município. Eu cancelei imediatamente, abri uma investigação e determinei a elaboração de uma licitação”, completou o prefeito.

PPP de Iluminação Pública

Se encontra em fase de estruturação uma Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública em Canoas. Em toda a extensão territorial de Canoas, são mais de 30 mil pontos de iluminação pública. Com a PPP, são esperadas a modernização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. Também será realizada a substituição de todas as lâmpadas da cidade por luminárias com tecnologia em LED.

A PPP será na modalidade de concessão administrativa, ou seja, não é uma privatização dos serviços de Iluminação Pública. O Município permanecerá responsável por toda a gestão e fiscalização dos serviços prestados pela empresa privada e os ativos, após o término da concessão, permanecerão para a cidade como um legado de tecnologia e inovação aos canoenses.

Entre os resultados previstos, a curto e longo prazo, estão: redução de, pelo menos, 45% do consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública modernizados para LED; aumento da agilidade na manutenção e substituição do equipamento da rede de iluminação pública, devido ao monitoramento da telegestão através do Centro de Controle e Operação; redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão; diminuição dos níveis de criminalidade; redução do impacto ambiental; e maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno.