Passaram a circular, em redes sociais, imagens sugerindo a suposta participação de políticos gaúchos na invasão às sedes dos Três Poderes, nesse domingo. Os boatos dizem respeito ao deputado estadual Gaúcho Geral (PSD), ao senador Luis Carlos Heinze (PP) e à vereadora de Porto Alegre Fernanda Barth (PSC).
Em relação ao primeiro, a notícia falsa se espalhou em função de uma foto que circula entre os grupos de Whatsapp de um homem parecido com o deputado, utilizando uma camiseta com o brasão da bandeira do Rio Grande do Sul. Em redes sociais, ele esclareceu que a informação era falsa e vinha sendo espalhada “de forma maldosa”. O deputado afirmou ainda que “qualquer ato que fere os princípios democráticos precisa ser punido fortemente”.
Já a suposta participação de Heinze partiu de uma publicação no Twitter feita pelo vereador e deputado estadual eleito Leonel Radde (PT). Na publicação, ele escreve que o senador “aparentemente estava presente nos atos terroristas” e mostra uma foto de Heinze acompanhado de outro manifestante, ambos trajados com camisetas da CBF.
Em resposta, o senador afirmou que a imagem se trata de uma participação dele em “manifestações pacíficas realizadas anteriormente”. Ele informou que está no RS desde 23 de dezembro, tendo passado o domingo ao lado da família em Imbé. Heinze destacou que “não concorda com nenhum tipo de violência”, mas pediu que a polícia investigue “infiltrados revelados em diversos vídeos” dos ataques de ontem. O senador disse ainda que vai acionar a Justiça contra a postagem de Radde pela disseminação de fake news.
Radde também acusou a vereadora de Porto Alegre, Fernanda Barth (PSC), de estar entre os invasores. O vereador compartilhou um vídeo dizendo ter sido extraído das redes sociais da própria vereadora. Três horas depois, Radde citou, em outra portagem, que Fernanda dizia “não estar em Brasília”, e questionou como o vídeo anterior havia sido postado na rede social da parlamentar. “Fica a pergunta: a vereadora apoia atos terroristas?”, escreveu.
Em resposta as mensagens de Radde, a vereadora afirmou estar em casa com a família, reforçando “não apoiar nenhum tipo de manifestação violenta nem vandalismo”. No Instagram, Fernanda postou vídeos em frente à TV e na avenida Oswaldo Aranha, para comprovar que passou o domingo em Porto Alegre. “Não vou para Brasília deste antes das eleições, então atentem a verdade”, disse em dos vídeos, onde afirmou ainda que vai processar quem estiver compartilhando informações inverídicas a respeito dela.