Operação policial mira facção de Porto Alegre e combate homicídios e tráfico de drogas em Alvorada

Quadrilha é suspeita de praticar 11 homicídios na Região Metropolitana

Foto: PC / Divulgação

A Polícia Civil gaúcha deflagrou, na manhã desta quinta-feira (05), operação policial de combate a um grupo suspeito de praticar homicídios na Região Metropolitana de Porto Alegre. Batizada de “Eleven”, a ofensiva cumpre 97 ordens judiciais, sendo 39 mandados de prisão temporária e 58 de busca e apreensão nas cidades de Alvorada, Canela e Viamão. Ao todo, 225 policiais foram mobilizados em 70 viaturas. Até o momento, 11 pessoas foram presas na ação de hoje.

Estão sendo apurados os delitos de associação criminosa para a prática e tentativa de, ao menos, 11 homicídios, além de porte ilegal de arma de fogo. A investigação, que dura 10 meses, teve início com uma prisão realizada pela equipe da Delegacia de Homicídios de Alvorada em abril de 2022. Na ocasião, foi preso na cidade o responsável pela logística de fracionamento, armazenamento e distribuição de drogas. O criminoso é membro de facção com origem no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.

A partir dessa prisão foi possível identificar outros criminosos pertencentes à quadrilha, dentre elas, as duas principais lideranças da facção na cidade e que controlam 90% do tráfico de drogas. As lideranças identificadas estão recolhidas no sistema prisional e, mesmo presas, ordenam homicídios de adversários, de devedores, e até mesmo de aliados que por algum motivo descontentaram os “chefes do tráfico”.

No total foram identificados 39 bandidos que compõem a associação criminosa. No decorrer das investigações, nove pessoas já haviam sido presas, sendo apreendidas duas pistolas 9mm, um revólver 38, uma carabina 22, um veículo, além de drogas como cocaína, crack e maconha. Dois veículos de luxo tiveram sua indisponibilidade decretada pela justiça.