O governo do Uruguai lançou oficialmente na noite de 18 de novembro, a temporada de verão 2022-2023. Com a presença do presidente do país, Luis Lacalle Pou, o evento de lançamento contou com a participação de uma comitiva de jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Chile.
É a primeira vez que o Uruguai abre as suas fronteiras para receber os turistas estrangeiros após a pandemia. O governo local projeta receber ao longo da alta temporada de verão 2022/20223, mais de 2 milhões de turistas e pelo menos 121 cruzeiros durante a alta temporada de verão, que começou em novembro de 2022 e vai até 28 de fevereiro de 2023. Em uma rápida manifestação, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse que os brasileiros são bem-vindos.
Tabaré Viera, ministro de turismo do Uruguai, anunciou durante o evento de abertura da temporada de verão, que além de benefícios para os turistas estrangeiros, também os uruguaios terão taxa zero no imposto e serviço de hotelaria até o final de fevereiro de 2023.
“Uruguai conta com uma oferta turística vasta. Com ampla segurança para turista, segurança pública, segurança de saúde, qualidade de serviços e infraestrutura de hotelaria. E nesse sentido, é importante seguir promovendo a nossa oferta turística e atrair os turistas brasileiros são muito importantes. Pois o Brasil representa 15% da gama de turistas estrangeiros que vem ao Uruguai”, destacou o ministro.
O objetivo da cerimônia de lançamento foi mostrar os principais pontos turísticos do Uruguai, O roteiro turístico conta com museus, espaços públicos, estádios de futebol, praças, praias e vinícolas que ajudam a contar a história do país. A rota proposta pela agência Uruguay Natural, que faz parte do programa turístico do país, começa pela capital, Montevidéu, passa por Colônia de Sacramento, Punta Ballena, Maldonado e termina nas praias de Punta del Este.
A comitiva com os jornalistas e influencers percorreu parte da rota turística do país, partindo de Montevidéu até chegar nas praias de Punta del Leste. Na capital do Uruguai, o ponto de partida foi na Cidade Velha, primeiro bairro da cidade. Na praça Independência, no coração da capital charrua, está uma gigantesca escultura em bronze que eternizou José Gervásio Artigas montado sobre seu cavalo. Artigas, foi líder militar e é tido como um herói nacional. A escultura foi projetada pelo italiano Angelo Zanelli e guarda seus restos mortais em um mausoléu subterrâneo localizado sob essa escultura. Os soldados de Honra do Regimento Blandengues, do qual o general Artigas foi oficial e comandante, se revezam em guarda todos os dias ao redor da urna funerária, fazendo a guarda em memória do general.
Ainda em Montevidéu, foram visitados o Mercado do Porto, Museu Blanes, Biblioteca Nacional, Praça Espanha, estádio Centenário e a Rambla do Rio da Prata. A rota turistica pela capital uruguaia terminou na zona rural, que corresponde a maior área terrestre da cidade. O último ponto de visita foi a Bodega Carrau. Criada em 1882, é a vinícola mais antiga do país e conta com 14 linhas de uvas diferentes.
No distrito de Maldonado, a comitiva conheceu o parque temático Pueblo Gaúcho. O espaço a céu aberto, conta a história do surgimento dos primeiros povos Charruas, que habitavam o Uruguai e com a cultura e modo de viver semelhante ao povo do Rio Grande do Sul.
Por fim, em Punta del Este, a comitiva visitou a famosa Casapueblo. A edificação foi construída de forma artesanal pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. A casa está localizada em Punta Ballena, a 13km do centro de Punta del Este, é um dos pontos turísticos mais visitados do país.
Para informações e reservas acesse o site oficial do Ministério de Turismo do Uruguai. www.uruguaynatural.com