Primeira agenda pública desde as eleições: no RJ, Bolsonaro participa de formatura de militares

Evento, na Academia Militar Militar das Agulhas Negras, em Rezende, marca formatura de integrantes da turma “Bicentenário da Independência do Brasil”

Foto: Isac Nóbrega/PR

Em Resende, no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, neste sábado, da cerimônia de entrega de espada a aspirantes a oficial do Exército. O evento, na Academia Militar Militar das Agulhas Negras, marca a formatura dos integrantes da turma “Bicentenário da Independência do Brasil”.

Bolsonaro não havia discursado no evento até o início da tarde, mas, ainda na abertura da cerimônia, entregou a espada ao primeiro colocado no curso. O presidente está acompanhado do vice, Hamilton Mourão (Republicanos), do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, e do comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes.

A turma que participa da formatura neste sábado abrange 395 cadetes, sendo 32 mulheres. Há ainda militares de países como Honduras, Panamá, Guiana, Vietnã e Camarões.

Esse é o primeiro evento público oficial de Bolsonaro desde o resultado das eleições, em 30 de outubro. No dia 1º de novembro, o atual chefe do Executivo chegou a fazer um pronunciamento ao lado de ministros e assessores, mas não havia público externo. Desde então, ele permanecia recluso no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Ao longo da última semana, Bolsonaro chegou a fazer algumas agendas no Palácio do Planalto com integrantes do governo, mas todas as reuniões foram fechadas à imprensa.