Calor precede chuva e vento de quase 100 km/h no Rio Grande do Sul

MetSiul não descarta temporais isolados nesta quinta-feira

Foto: Alina Souza / Arquivo / Correio do Povo

Parte do Rio Grande do Sul teve, nesta quarta-feira, o dia mais quente em meses. De acordo com a MetSul, municípios da Grande Porto Alegre, dos vales e da Serra anotaram as maiores máximas desde o outono, com marcas perto ou acima dos 35ºC em algumas localidades. O calor precede uma frente fria que já começou a mudar o tempo no Rio Grande do Sul na tarde de hoje.

O sistema frontal ingressou ainda durante a manhã pelo Oeste gaúcho com chuva e vento. Em Quaraí, no fim da manhã, a estação meteorológica local registrou rajadas de vento de 89,2 km/h.

Com o avanço da frente fria, outras cidades gaúchas tiveram chuva e vento forte a intenso. As estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia e particulares acusaram rajadas de vento perto de 100 km/h em algumas regiões. Em Bagé, o vento causou destelhamentos e queda de árvores. Em Encruzilhada do Sul, além do vento forte houve queda de granizo.

Na noite de hoje e madrugada desta quinta, a frente atua mais no Centro, Noroeste, Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo as Missões, Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Planalto, vales, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e o litoral Norte.

A quinta-feira começa com muitas nuvens e chuva em diferentes pontos da metade Norte, não se descartando ainda temporais isolados nas primeiras horas do dia. Nas demais áreas do estado, a nebulosidade cede e o sol aparece com nuvens com a melhora do tempo que vai se dar desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul. Com o retorno do sol, a temperatura se eleva e aquece, mas sem o calor registrado nesta quarta.

Vales e Noroeste registraram calor mais intenso

As maiores máximas nesta quarta se deram nos vales e no Noroeste gaúcho, onde diversas cidades anotaram máximas perto ou acima de 35ºC durante a tarde. No caso do Noroeste do Rio Grande do Sul, os termômetros indicaram na tarde de hoje máximas de 35,8ºC em Santa Rosa, 35,6ºC em Porto Xavier, 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 33,3ºC em São Luiz Gonzaga.

Já nos vales, as máximas alcançaram 36,0ºC em Teutônia, Santa Cruz do Sul e Colinas, 35,7ºC em Venâncio Aires, 35,6ºC em Rio Pardo, 35,1ºC em Feliz, 35,0ºC em Vale Verde, 34,9ºC em Lajeado, 34,7ºC em Taquara e 34,6ºC em Três Coroas.

Na Grande Porto Alegre, a tarde também teve calor acima da média. Em Parobé, a máxima chegou a 36,8ºC. Os termômetros indicaram ainda 35,3ºC em Campo Bom, a máxima mais alta desde 27 de abril, quando a cidade teve 35,9ºC. São Leopoldo anotou 35,1ºC. Em Gravataí, a máxima da tarde atingiu 34,5ºC.

Na estação de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a máxima de 35,0ºC também se confirmou a maior desde 27 de abril, dia em que o município registrou 35,3ºC.

Porto Alegre teve a maior máxima desde o verão

A temperatura máxima oficial desta quarta-feira em Porto Alegre chegou a 34,3ºC. Foi o primeiro dia com mais de 30ºC na capital gaúcha desde o começo da primavera em 22 de setembro e o primeiro registro acima de 30ºC na cidade desde 27 de agosto.

Tratou-se do dia mais quente em Porto Alegre desde 7 de março, no verão, quando a máxima oficial atingiu 35,2ºC.