Deu tudo certo. Todos os três resultados que o Grêmio precisava neste sábado aconteceram, e agora o Tricolor precisa apenas vencer o rebaixado Náutico, neste domingo, às 16h, no palco da emblemática Batalha dos Aflitos para retornar para a Série A do Brasileirão. Como Criciúma, Sport e Sampaio Corrêa perderam suas partidas, um triunfo em Recife deixa a equipe de Renato Portaluppi inalcançável no G4 da Série B.
Diferentemente de 2005, quando o acesso veio com muito sofrimento, com dois pênaltis contra e com sete jogadores em campo na última rodada do quadrangular final, desta vez pode ocorrer de forma mais tranquila, a três rodadas do fim da competição.
Porém, a tarde de sábado esteve longe de ser calma. Os resultados necessários aconteceram – Ituano 1×0 Sampaio Corrêa, Vasco 2×1 Criciúma e Londrina 2×1 Sport –, mas a rodada teve bastante emoção.
Tarde emocionante
Tudo começou logo depois das 17h, quando gol de Hygor abriu o placar para o Criciúma, aos 36 do primeiro tempo, em São Januário. Pouco depois, no estádio do Café, Vagner Love fazia 1 a 0 para o Sport diante do Londrina.
Mas, na volta da segunda etapa, a sorte gremista começou a mudar. Gegê empatou para o Londrina diante do rubro-negro pernambucano logo aos 6 minutos. Como a partida entre Ituano e Sampaio Corrêa seguia sem gols, o drama maior ficava reservado para o Rio de Janeiro.
O Criciúma perdeu duas ótimas chances de marcar o segundo gol, uma delas sem goleiro. Quando parecia que o time catarinense estava perto de ampliar o resultado, Nenê empatou para o Vasco, aos 29 minutos. E não parou por ai. A virada veio em seguida com Fabio Gomes, de cabeça.
A partir daí, tudo deslanchou. O Ituano abriu o placar contra o Sampaio Corrêa, com Vinicius Paiva. E, quase ao mesmo tempo, Caprine virou para o Londrina aos 42.
Às 18h31min, a última partida do sábado, em Itu, se encerrou com 11 minutos de acréscimos. Os resultados derrubaram, temporariamente, o Grêmio para o quarto lugar na Série B. Mas isso é o que menos importa hoje.
Agora, o Tricolor gaúcho depende só dele para voltar neste domingo para a Primeira Divisão. Melhor impossível para o Grêmio.