TSE suspende direito de resposta de Bolsonaro em campanha de Lula

Ministra Maria Claudia Bucchianeri voltou atrás da decisão e deixo a cargo do plenário do tribunal deliberar sobre a matéria

Foto: ABr

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu o direito de resposta concedido ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), durante horário eleitoral do adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na decisão anterior, a ministra chegou a conceder os direitos de resposta, prevendo oito inserções televisivas em horário eleitoral gratuito, além de 12 segundos na faixa das 11h às 18h. No entanto, voltou atrás, deixando a cargo do plenário do TSE deliberar sobre a matéria.

A nova análise responde ao recurso interposto pela Coligação Brasil da Esperança e por Lula. “Concedo, excepcionalmente, eficácia suspensiva ao recurso, até respectiva análise”, escreveu a ministra.

A mesma reconsideração havia sido feita no caso de Bolsonaro, que recorreu do direito de resposta que permitia ao petista realizar 164 inserções durante a campanha do atual presidente.

O julgamento está previsto para este sábado, em plenário virtual, sem debate entre os ministros, apenas os votos protocolados até 23h59min do mesmo dia.