Em nota, Abratel critica ataques ao trabalho da imprensa

Entidade defende que "instituições respeitem a história dos veículos de comunicação profissionais sediados em nosso país"

No mesmo dia em que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou nota por considerar preocupantes as decisões judiciais que interferem na
programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de
conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) também emitiu nota em que manifesta preocupação “com os atos que atingem o trabalho da livre imprensa”.

No comunicado, a entidade defende que decisões sejam tomadas “sempre em consonância com a preservação da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito” e que “as instituições respeitem a história dos veículos de comunicação profissionais sediados em nosso país”.

Veja, na íntegra, a nota da Abratel:

Nota


Em pleno centenário do Rádio no Brasil, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) não poderia deixar de vir a público manifestar sua preocupação com os atos que atingem o trabalho da livre imprensa.

A recente decisão que impede o trabalho de divulgação e respeito à linha editorial de veículo de comunicação profissional, sediado no Brasil e regulado pela legislação brasileira atinge a todo o setor de Radiodifusão. Tal ato ignora a história da Televisão e do Rádio que esse ano comemoram 72 e 100 anos, respectivamente.

A ABRATEL acredita que qualquer decisão a ser tomada sobre esse tema seja tomada sempre em consonância com a preservação da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito. Esperamos que as instituições respeitem a história dos veículos de comunicação profissionais sediados em nosso país.