Menino morre após ser atingido por engano em possível disputa do tráfico em NH

Fernando dos Santos Lopes, de 9 anos, sofreu um disparo na cabeça no fim da tarde de ontem

Carro utilizado pelos autores dos disparos, encontrado carbonizado. Foto: Polícia Civil

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) confirmou, nesta segunda-feira, a morte de Fernando dos Santos Lopes, de nove anos, após ter sido baleado, acidentalmente, no fim da tarde de ontem, em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. Apesar de a polícia ainda não ter capturado os autores dos disparos, acredita-se que a motivação do crime seja a disputa entre traficantes da região.

O caso ocorreu aproximadamente às 17h30min desse domingo, quando um homem, identificado como Luciano da Silva Santos, de 26 anos, conduzia um automóvel Peugeot, na rua Valparaíso. Um veículo Prisma passou por ele efetuando disparos que o atingiram em um braço. No momento dos tiros, Fernando seguia para a casa do pai, levado por um tio que dirigia um VW Gol, atrás do carro de Luciano.

A criança sofreu um disparo na região da cabeça, sendo socorrida, inicialmente, ao Hospital Municipal, antes de ser levada ao HPS. Internado em estado grave, o menino morreu nesta segunda. O tio dele não ficou ferido e Luciano, alvo do ataque, apesar de atingido em um braço, não corre risco de vida.

“O menino foi atingido por uma bala perdida. O alvo era o motorista do carro da frente, que tem antecedentes criminais, por posse de arma de fogo, e que foi atingido no braço” declarou o delegado André Serrão, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), à Rádio Guaíba. “Sim, suspeitamos que [o crime] seja isso [disputa do tráfico], mas não vamos cravar nada pois ainda estamos no começo das investigações”, complementou.

Segundo o delegado, o veículo utilizado pelos autores dos disparos, encontrado incendiado na avenida Floresta, Vila Palmeira, vai ser submetido à perícia. Até o fim da tarde, ninguém havia sido preso.