Ministro da Defesa visita sala de totalização de votos no TSE

Visita ao local onde os votos serão contabilizados foi um convite do ministro do TSE, o ministro Alexandre de Moraes

Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa. Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, visitou, na manhã desta quarta-feira (28), a sala de totalização de votos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O local é onde são somados os votos do eleitorado. A visita foi um convite do presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes.

Além do ministro, também visitaram a sala representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Controladoria-Geral da União (CGU) e representantes de partidos.

Na última terça (27), Nogueira recebeu a comitiva da Missão de Observação das Eleições da Organização dos Estados Americanos (OEA), chefiada por Rubén Ramírez Lezcano. Segundo o Ministério da Defesa, na reunião, foi apresentado o trabalho técnico realizado pelas Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições e na fiscalização do sistema eletrônico de votação.

“Além disso, os representantes do organismo internacional conheceram as propostas formuladas pelas Forças Armadas para aperfeiçoamento da segurança e da transparência do processo eleitoral”, informou a pasta.

Tradicionalmente, Marinha, Exército e Aeronáutica auxiliam o TSE em duas áreas distintas nas eleições: logística e segurança.

Na primeira, os militares providenciam o transporte de urnas eletrônicas, de colaboradores da Justiça Eleitoral e de materiais. Já na segurança, as tropas atuam em conjunto com os órgãos de segurança pública e por solicitação de autoridade eleitoral, para permitir que os brasileiros exerçam o direito do voto.

Para 2022, a Defesa ativou 6 Comandos Conjuntos, que contam com militares e equipamentos das três Forças Singulares. São eles: Amazônia, Norte, Nordeste, Oeste, Leste e Planalto. Além destes, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) permanece permanentemente ativado para auxiliar a qualquer tempo