TSE suspende repasses para a campanha de Roberto Jefferson

Decisão atende a pedido do MPE, que alertou que o político está inelegível devido a uma condenação no caso do mensalão

Roberto Jefferson | Foto: Felipe Menezes/Divulgação/PTB/R7

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu, nesta sexta-feira, os repasses de verbas para a campanha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) à Presidência da República. A decisão do ministro Carlos Horbach atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e vale até o julgamento da candidatura do ex-parlamentar.

Segundo o texto da decisão, a suspensão de repasses vale para os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário, o chamado “fundão eleitoral”. Cabe ao partido adotar as medidas necessárias ao cumprimento da decisão.

Nessa quinta-feira, o MPE enviou um ofício ao TSE pedindo que reprove a candidatura sob o argumento de que o político segue inelegível devido a uma condenação recebida, em 2012, no caso conhecido como “mensalão”, e que, portanto, não pode disputar o pleito.

Roberto Jefferson se tornou na época, o primeiro a delatar o esquema. Ainda assim, acabou condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, somando sete anos e 14 dias de prisão, em regime inicialmente semiaberto.

O ex-deputado federal voltou a ser preso em agosto de 2021, após uma ordem preventiva do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesse processo ele é acusado de participar de organização criminosa digital montada para promover ataques à democracia.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile