Coração de Dom Pedro 1° chega ao Brasil na segunda-feira

Ação integra as comemorações pelo bicentenário da Independência; é a primeira vez que o órgão deixa Portugal

Foto: Irmandade da Lapa/Reprodução/YouTube

O coração de dom Pedro 1º chega a Brasília, na segunda-feira, como parte das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil. O órgão do primeiro imperador do Brasil é conservado em formol em uma urna e vem de Portugal em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave da FAB deve chegar à Base Aérea de Brasília perto das 9h30min. A relíquia vai ser recepcionada em uma cerimônia com honras de chefe de Estado. É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa Portugal. O órgão vai ficar exposto na capital federal nas celebrações dos 200 anos da Independência, durante o mês de setembro.

O diplomata George Prata, coordenador-adjunto das atividades culturais da comemoração, explicou que o pedido às autoridades portuguesas para a vinda do coração de dom Pedro ocorreu durante uma visita ao país europeu em fevereiro deste ano.

Dom Pedro 1º morreu de tuberculose em 24 de setembro de 1834. Os restos mortais do imperador, que em Portugal é conhecido como dom Pedro 4º, foram transferidos para São Paulo, com exceção do coração, e sepultados no Monumento à Independência, em 1972. A cripta imperial fica localizada no parque da Independência, no bairro do Ipiranga.