RS vai ter frio intenso e temperaturas negativas nesta sexta

Mesmo com sol, tarde deve ser fria na maioria das cidades

Foto: Celso Sgorla / Especial / CP

Embora ensolarada, a sexta-feira vai ter frio intenso no Rio Grande do Sul devido ao ingresso de uma massa de ar seco, de origem polar e alta pressão atmosférica. No começo do dia, nuvens e instabilidade podem trazer chuva congelada e neve em áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho. A previsão é de geada em muitos locais logo cedo, conforme a MetSul.

Grande parte das cidades vai ter céu claro no decorrer do dia. À noite, logo após o entardecer, volta a gear em alguns municípios. A tarde deve ser fria na maioria das cidades, mesmo com sol. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 5ºC e 14ºC.

Já no começo da noite, a temperatura se aproxima de 0ºC em algumas localidades de maior altitude. Às 21h, grande número de locais já vai ter menos de 5ºC e alguns, em regiões serranas, marcas abaixo de zero. Com isso, a geada se forma já a partir do começo da noite sobre carros e vegetação em algumas cidades.

A noite gelada precede uma madrugada de frio intenso a extremo. Quase todo o Rio Grande do Sul vai ter mínimas perto de 0ºC ou negativas ao amanhecer do sábado, com exceção de cidades costeiras e junto às lagoas, no litoral Sul.

Mínimas e máximas no RS
São José dos Ausentes -4°C / 8°C
Vacaria -3°C / 9°C
Santa Rosa -2°C / 15°C
Santana do Livramento -1°C / 12°C
Caxias do Sul -1°C / 10°C
Cruz Alta 0°C / 13°C
Santa Maria 2°C / 13°C