RS registra chuva congelada e deve ter mínimas abaixo de zero

Em Porto Alegre, sexta começa com 5ºC; na área metropolitana, mínima chega a 3ºC

Foto: Reprodução / MetSul / CP

O frio retornou ao Rio Grande do Sul e deve se consolidar até o fim de semana. Já na tarde desta quinta, neve granular e chuva congelada foram registradas na região da fronteira e na Serra. Em São José dos Ausentes, era possível observar os pequenos blocos de gelo caindo do céu com o termômetro marcando 4°C.

Nessas localidades, nas próximas horas, a expectativa é que as temperaturas se reduzam mais. A chance de neve é alta no fim da noite e no começo da sexta-feira. Na Serra, a probabilidade maior é, novamente, para a presença de chuva congelada.

 

De acordo com a MetSul, as mínimas devem ser negativas nos dias que seguem na maior parte do Rio Grande do Sul. Os Aparados da Serra podem ter -3ºC a -4ºC. Na fronteira com o Uruguai e Campanha, marca de -2ºC a 1ºC ao amanhecer, conforme a cidade. Na Serra do Sudeste pode fazer até -5ºC ou menos em algumas baixadas da área de Pinheiro Machado. Santa Maria e região amanhecem com 1ºC a 2ºC nesta sexta.

A região de Uruguaiana deve anotar 0ºC a 1ºC no início do dia. No Noroeste gaúcho, até -1ºC a -2ºC em baixadas da área de Santa Rosa. Caxias do Sul, Canela e Gramado amanhecem com 0ºC a 1ºC. Em Porto Alegre, a sexta começa com 5ºC, mas na área metropolitana a mínima chega a 3ºC.