RS mobiliza vacinação contra Covid-19 em escolas para ampliar imunização infantil

Ações para imunização contra a Covid-19 e outras doenças deve se iniciar em 31 de agosto

Foto: Alex Rocha/PMPA/Divulgação

Considerando a queda na cobertura vacinal contra a Covid-19 e outras doenças, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) planeja estratégias de vacinação na rede escolar. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira entre a SES e a Secretaria de Educação, foram previstas atividades que devem se iniciar em 31 de agosto, com cada cidade definindo ações conforme a realidade local.

A proposta é de que as equipes das Unidades Básicas de Saúde possam fazer um acompanhamento e monitoramento das cadernetas de vacinação dos alunos dentro dos territórios de alcance. A partir desses dados, elaborar calendários para a visitação até a escola e ofertar as doses necessárias, com a autorização dos pais ou responsáveis pelo estudante.

O grupo definiu realizar atos nas cidades em 31 de agosto a fim de marcar o início da mobilização e, a partir dessa data, prosseguir com as ações.

Panorama da adesão
O Rio Grande do Sul registra, até esta quinta, uma cobertura de 46% das crianças de cinco a 11 anos com o esquema completo (duas doses) contra a Covid-19. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, esse índice é de 77%.

Há uma estimativa que mais de 310 mil crianças de cinco a 11 anos não tenham realizado sequer a primeira dose. Entre as que fizeram a primeira, cerca de 160 mil atrasaram a segunda. Na faixa dos adolescentes, 102 mil não compareceram no prazo indicado para a segunda dose e mais de 453 mil atrasaram a terceira.

Último grupo a ser incluído na vacinação contra o coronavírus, as crianças de três e quatro anos também apresentaram baixa adesão até o momento. Desde 20 de julho, só 19 mil foram vacinadas, o que representa 7% do público estimado.

Queda na cobertura vacinal
Índices baixos de vacinação fazem aumentar os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus e hepatites A e B, por exemplo.

Para colocar em dia essas doses atrasadas, começou em 8 de agosto a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos e a multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15. O Dia D dessas mobilizações ocorrem neste sábado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile