Porto Alegre: Dia D de multivacinação ocorre neste sábado

Público-alvo pode buscar imunização em 115 pontos na cidade

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou que participa, neste sábado, do Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos e de crianças entre um e cinco anos contra a poliomielite. A pasta vai manter abertas 115 unidades de saúde para receber o público a ser imunizado, das 8h às 17h.

Na data, também ocorre vacinação contra a pólio no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 15h, junto do Monumento ao Expedicionário. No local, poderão ser vacinadas, ainda, crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Para facilitar o acesso aos pontos de vacinação, os ônibus da capital vão circular com passe livre.

Conforme a SMS, o objetivo do “Dia D” é atualizar a carteira de vacinação, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária. A campanha de mutivacinação teve início no dia 8.

Já as crianças entre um ano e menos de cinco devem receber mais uma dose da vacina contra poliomielite – ou paralisia infantil – ou completar o esquema vacinal, dependendo da situação.

Em 2021, a cobertura vacinal contra poliomielite, calculada nas doses feitas em crianças com um ano de idade, ficou em 48%, quase a metade dos 95% preconizados como percentual de proteção. A campanha de vacinação contra a pólio no município também teve início em 8 de agosta e deve se estender até 9 de setembro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile