ApexBrasil vai qualificar produtores de frutas para exportação

Crédito: Freepik

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai qualificar até 50 produtores e empresas para a exportação de frutas, por meio do Peiex Agro Frutas, Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil. Pelo programa, o empreendedor aprende todos os passos para exportação de produtos, como as exigências, certificações e até processos internos, incluindo sistemas de gerenciamento e análise de embalagens de produtos.

Em parceria com a Abrafrutas, a agência também vai investir mais de R$ 9 milhões em ações para promoção do produto nacional no exterior, com a renovação do convênio do Projeto Setorial Frutas do Brasil até 2024. Do total dos recursos, 51% serão investidos pela ApexBrasil e 49% pela Abrafrutas.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o 24º exportador, principalmente de manga, melão e uva. Cerca de 58% desses produtos vai para União Europeia, 15% para o Reino Unido e 12% para os Estados Unidos.

No ano passado, os produtores locais enviarem para o mercado internacional cerca de 1,2 milhão de toneladas de frutas, 18% a mais em volume registrado no ano anterior. Em 2021, o faturamento do setor foi de US$ 1,060 bilhão de dólares, o que representa um crescimento de 20% comparado a 2020.