Operação interdita frigoríficos em dois municípios gaúchos

Locais vinham operando com irregularidades em Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul

Foto: Tiago Coutinho/MPRS/Divulgação

Dois frigoríficos foram interditados em uma operação conjunta realizada, nesta quarta-feira, pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e Fepam/RS.

Conforme o MPRS, as investigações apontaram que os locais, em Encruzilhada do Sul e Caçapava do Sul, vinham operando com uma série de irregularidades. Entre as quais, desobediência às normas sanitárias e à legislação ambiental.

As autoridades descobriram as infrações a partir da informação de que representantes dos dois frigoríficos passaram a intimidar veterinários e servidores de órgãos de fiscalização.

Irregularidades

O frigorífico de Caçapava do Sul chegou a ser interditado em outra oportunidade, tendo retomado o funcionamento nesta quarta. Após a reinterdição, o local deve ficar com as atividades suspensas até que sejam realizadas as adequações solicitadas pelo Ministério da Agricultura.

Já no frigorífico de Encruzilhada do Sul, além da intimidação de um veterinário do município, a colocação dos selos de inspeção estadual nas carnes permanecia incompleta. A Fepam lavrou o termo de interdição do local.

Havia dois pontos clandestinos de lançamento de efluentes em um curso hídrico, além de excrementos, resíduos de abate de animais e resquícios de sangue em local inadequado. As atividades do estabelecimento vão ficar suspensas até a comprovação da regularização.