Defesa Civil da capital alerta para risco de chuva forte seguida de onda de frio

Instabilidade ganha força, a partir da noite de hoje, podendo se estender até a manhã desta quinta

Foto: Alina Souza / CP Memória

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, no início da tarde desta quarta-feira, um alerta preventivo para a ocorrência de temporal isolado, chuva de 20 a 50 milímetros, vento de 40 a 60km, descargas elétricas e queda de granizo. A instabilidade ganha força, a partir da noite de hoje, podendo se estender até a manhã desta quinta. Amanhã, o tempo melhora, mas o avanço de uma massa de ar polar derruba as temperaturas na cidade.

O alerta segue os prognósticos da Sala de Situação do Estado (Sema-RS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) entrou em alerta, acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atender a população.

A Defesa Civil orienta que o porto-alegrense evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, moradores da capital podem acionar a Defesa Civil (199) e, ainda, o Corpo de Bombeiros (193).