Canoas distribui telhas e faz vistoria em locais afetados por temporal

Serviços de assistência social prossegue com atendimento na cidade

Foto: Ricardo Giusti/CP

Depois do temporal de segunda-feira ter provocado uma série de estragos em Canoas, a Defesa Civil do município promove nesta quarta-feira a distribuição de telhas para prestar apoio à população atingida. A entrega do material para a reconstrução de residências danificadas acontece a partir das 13h.

“As solicitações ficarão centralizadas nas cinco subprefeituras, onde é aberto um boletim de ocorrência pelo morador e depois já despachamos as telhas necessárias para carregamento. O fiscal vai até a residência já com o material e vê a real necessidade”, explica o secretário da Defesa Civil, Igor de Sousa.

Somente será entregue pelo agente a real quantidade necessária no local. As pessoas que necessitam do material precisam apresentar um documento com foto e CPF no ato da inscrição. “É assinado um termo de responsabilidade e o nome do morador vai constar no Diário Oficial que recebeu a doação e assim finaliza a ocorrência”, acrescenta.

Empresas e comunidade em geral podem contribuir com as famílias atingidas. A Capatazia da prefeitura (Av. Santos Ferreira, 371, Estância Velha), recebe a doação de lonas e telhas. Apenas os dois itens estão sendo recebidos no endereço. De acordo com balanço da Defesa Civil Estadual, 6.960 pessoas em Canoas são afetadas e 2.360 residências no município tiveram as telhas quebradas.

Vistoria em condomínios 

Equipes da prefeitura da cidade também estão nas ruas analisando o tamanho do estrago causado pelos ventos de 120 km/h. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) realizou uma análise em sete dos 33 condomínios populares de Canoas, visando auxiliar as pessoas para a devida manutenção. “Diversos desses condomínios possuem garantia de 10 anos, através das construtoras, e terão as devidas manutenções garantidas. Os que não possuem mais esta garantia contratual, estamos auxiliando como possível, junto à Defesa Civil da cidade”, afirma o secretário César Augusto Moraes, da SMDUH.

Conforme balanço da SMDUH, todas as moradias avaliadas tiveram algum dano detectado e necessitarão de reparos. “Foram poucos os casos em que não tiveram nenhum tipo de avaria. A situação foi complicada em todo o município”.

Segundo o secretário Moraes, as análises continuam nesta quarta-feira para que seja realizado um relatório geral. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a SMDUH por meio do telefone (51) 3425-7630.

Serviços de assistência social prosseguem com atendimento 

Nesta quarta-feira, o Mutirão do CadÚnico ocorre normalmente no CRAS Mathias Velho, na Rua São Gabriel, 441. A ação começou às 9h e segue até as 16h, com a distribuição de 200 fichas. Como o local e o Ginásio Thiago Wurth, que fica ao lado, estão sem energia elétrica, o atendimento está sendo realizado na parte externa do CRAS.

Os outros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) também seguem atendendo a população canoense. O CRAS Rio Branco está sem internet e telefone, o que prejudica alguns dos serviços prestados, assim como no CRAS Guajuviras, que ainda está com a rede elétrica e de internet com instabilidade. No CRAS Niterói, o funcionamento está normal.

A Acolhida do Bem e o Albergue Municipal atenderam normalmente na noite da terça-feira, sem grandes danos nas estruturas dos locais. Na Acolhida, foram atendidas 56 pessoas e cinco pets, enquanto no Albergue, foram acolhidos 21 moradores. O Restaurante Popular seguirá com a distribuição de refeições para a população que precisar. Como o local sofreu com o destelhamento, será feita apenas a entrega das refeições, não sendo permitido comer no local.

Confira os endereços dos locais:

CRAS Guajuviras
Setor 5 Quadra R, 20 – bairro Guajuviras

CRAS Rio Branco
Rua Montenegro, 1057 – bairro Rio Branco

CRAS Mathias Velho
Rua São Gabriel, 441 – bairro Mathias Velho

CRAS Sudeste (Niterói)
Rua Alegrete, 1295 – bairro Niterói

Restaurante Popular
Avenida Boqueirão, 2751 – bairro Estância Velha

Acolhida do Bem
Colégio São Paulo – bairro Niterói

Albergue Municipal
Av. Rio Grande do Sul, 1770 – bairro Mathias Velho