Quase 200 mil consumidores seguem sem luz no RS após temporal

RGE tem 174 mil pontos afetados no RS e a CEEE, 22 mil

Foto: Alina Souza / CP

O forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nessa segunda-feira ainda causa interrupção no fornecimento de energia elétrica. Conforme atualização mais recente, são 196 mil consumidores sem luz no Estado. No auge do temporal, mais de 330 mil consumidores chegaram a ficar às escuras.

Os maiores problemas estão na área de abrangência da RGE. No momento, 174 mil clientes estão sem energia elétrica, com maior concentração na região de Canoas.

A RGE informou ainda que o forte temporal desta segunda-feira, com ventos de até 120 km/h e chuva de granizo, provocou danos na rede de distribuição de energia elétrica. A RGE segue totalmente mobilizada no conserto dos estragos, visando normalizar o fornecimento o mais rápido possível. Mas há muitos danos, principalmente por árvores caídas sobre a rede, o que exige reconstrução completa em vários trechos.

Já na área de concessão da CEEE Equatorial são 22 mil clientes atingidos. A principal região desabastecida é o Litoral Norte. Os municípios mais impactados são Tramandaí, Imbé, Palmares do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Equipes da CEEE Grupo Equatorial seguem trabalhando para restabelecer a energia a todos.

Falta de água

Em razão do temporal e da consequente falta de energia elétrica, há situações de desabastecimento de água em partes das cidades de Bom Retiro do Sul, Canoas, Gravataí, Montenegro e Nova Santa Rita. A previsão da Corsan é de normalizar o abastecimento durante a tarde desta terça-feira.

Clientes da RGE devem acionar a empresa buscando:

  • número de SMS 27350, para casos de falta de luz, informando o código de cliente (que consta na fatura mensal)
  • site www.rge-rs.com.br
  • app CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
  • call center 0800 970 0900

Clientes da CEEE devem acionar a empresa buscando:

  • Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à lista de contatos do celular)
  • SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura)
  • site ceee.equatorialenergia.com.br
  • telefone 0800 721 2333