Prefeitura limpa região onde transbordamento de arroio matou morador em Porto Alegre

Chuva acumulada em 24 horas na capital chegou a 29,4 milímetros, aproximadamente 20% da média histórica para o mês de agosto

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Equipes da prefeitura de Porto Alegre seguem mobilizadas para minimizar os transtornos causados pelo temporal da noite dessa segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, a chuva acumulada em 24 horas chegou a 29,4 milímetros, aproximadamente 20% da média histórica para o mês de agosto.

Os agentes desobstruíram o local onde desabou parte da casa que pertencia a um homem de 45 anos, que morreu durante o temporal de ontem. Daner Hernandez Silva vivia na rua Cavalo Crioulo, no bairro Coronel Aparício Borges. Na mesma região, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executa uma operação de limpeza na rua da Represa. Com o transbordamento do arroio Moinho, o departamento coleta o entulho acumulado nas margens do córrego. Até o fim da manhã desta terça-feira, haviam sido retiradas sete toneladas de material.

Uma equipe com 20 garis limpa a área desde as 8h, com o auxílio de um caminhão-caçamba e de uma retroescavadeira. Os trabalhadores se dividem em duas frentes de trabalho, uma na rua Cavalo Crioulo e outra na rua da Represa. À tarde, o DMLU auxilia na limpeza da casa da família de Daner, que teve parte da estrutura derrubada pela força da correnteza.

Os bairros que registraram mais chamados pelo 199 foram Restinga, Santa Tereza, Chácara das Pedras, Arquipélago, Agronomia, Santo Antônio e Partenon. Na região das Ilhas, 240 famílias receberam lonas para cobertura provisória dos telhados afetados pelo granizo.

Familiares

A Fundação de Assistência Social (Fasc) mobilizou uma equipe do Serviço de Atendimento à Famílias (SAF) para acompanhar a esposa e os três filhos de Daner.

O órgão também levanta o número de pessoas afetadas na mesma região e organiza uma ação emergencial no ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Morte

Daner Hernandez Silva desapareceu após retirar três crianças do arroio Moinho, que transbordou na noite de ontem. O muro da casa onde ele vivia, nas proximidades da rua da Represa, desabou com a força do temporal. A força da correnteza levou a vítima até o arroio Dilúvio. Silva teve o corpo encontrado próximo ao Anfiteatro Pôr do Sol, no bairro Praia de Belas, na manhã desta terça.