Defesa Civil contabiliza estragos em 17 municípios gaúchos em função do temporal

Área mais afetada abrange regiões Metropolitana e Vale do Rio Pardo, além do litoral Norte

Temporal afetou 8 mil pessoas em Rio Pardo | Foto: Reprodução/YouTube

O último boletim de atualização da Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma que 17 municípios foram atingidos pelo temporal dessa segunda-feira. Conforme o órgão, as cidades castigadas pelas chuva, acompanhada de granizo, pertencem às regiões Metropolitana e Vale do Rio Pardo, além do litoral Norte. Ao todo, 15.970 moradores foram atingidos, conforme o balanço.

Os municípios mais afetados foram Rio Pardo, que teve 2 mil residências atingidas, Canoas, com 1,1 mil casas destelhadas, e Charqueadas, onde o temporal danificou cerca de 660 imóveis. Por conta das tempestades, nas três cidades, ao todo, 8 mil, 4,4 mil e 2.640 pessoas foram afetadas, respectivamente.

Contudo, o órgão estadual registra desalojados apenas em Mariana Pimentel, na região Centro-Sul. De acordo com a Defesa Civil, há oito moradores nessa condição, devido ao destelhamento das residências em que vivem. Todos foram alocados em casas de parentes.

Porto Alegre

Na capital, a Defesa Civil municipal contabilizou 115 residências atingidas na região das Ilhas. A situação afetou, diretamente, 460 moradores.

Situação de emergência

Mesmo com os municípios de Rio Pardo, Canoas, Gravataí e Cachoerinha tenham indicado que já decretaram situação de emergência, os documentos ainda não foram recebidos pela Defesa Civil estadual. Nas quatro cidades, aulas em escolas da rede municipal foram suspensas nesta terça-feira.

Já as demais localidades afetadas pelo temporal também não emitiram esse tipo de alerta ao órgão, que deve publicar uma nova atualização as 17h.