PROS oficializa retirada de candidatura de Marçal e deve apoiar Lula

Por unanimidade, Executiva Nacional do partido decidiu não lançar candidato à Presidência

Pablo Marçal. Foto: Pros / Reprodução

O PROS oficializou a retirada da candidatura do coach Pablo Marçal à Presidência da República. A definição ocorreu após a executiva nacional se reunir, nesta segunda-feira, em Brasília. Todos os dirigentes que participaram do encontro deram voto favorável à saída de Marçal. Agora, a legenda deve compor a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde o início do mês, a candidatura de Marçal vinha sendo ameaçada devido a um embate jurídico entre dois grupos do PROS. Uma série de decisões judiciais levou à alternância do comando da legenda entre Eurípedes Júnior, contrário à candidatura do coach, e Marcus Holanda, a favor. O caso parou no Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a presidência do partido a Eurípedes, abrindo espaço para a legenda desistir de concorrer ao Palácio do Planalto.

Nos últimos meses, Eurípedes chegou a se reunir com dirigentes do PT em viagens feitas a Brasília. A tendência é de que, ao oficializar a retirada da candidatura própria, o PROS se torne a décima legenda a apoiar a campanha de Lula. A chapa do petista já tinha conta com o apoio do PSB, Solidariedade, PSol, PCdoB, PV, Rede, Avante e Agir.