Porto Alegre: MP pede à Justiça Eleitoral retirada imediata de outdoors que associaram comunismo a crime organizado

Ao menos duas peças foram alocadas em laterais de prédios na região central e na zona Norte da cidade

Foto: Repordução/Twitter

O Ministério Público Eleitoral solicitou à Justiça Eleitoral de Porto Alegre para que outdoors associando o comunismo ao crime organizados e ao aborto, entre outros temas, sejam retirados imediatamente. O pedido se deu após o cumprimento de um mandato, na manhã desta segunda-feira.

As peças, instaladas nas laterais de, ao menos, dois prédios na entrada do viaduto da Conceição e na avenida Benjamin Constant, em Porto Alegre, também fazem uma espécie de convocação para as manifestações de 7 de setembro.

Na solicitação, o MP Eleitoral também expediu mandado de averiguação para que a empresa responsável pelos banners, a LifePOA, forneça os contratos, os nomes das pessoas que contrataram e as notas fiscais de pagamento do serviço. Ainda segundo o órgão, as respostas aos questionamentos já foram enviadas.

A Justiça Eleitoral ainda não decidiu se vai ou não acatar o pedido.

Repercussão

A colocação dos banners movimentou as redes sociais nos últimos dias. Em postagem no Twitter, o vereador Matheus Gomes (PSol) informou que enviou um ofício para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) – responsável pela fiscalização de propagandas e outdoors no município – com o objetivo de retirar os banners dos prédios.

“Exigimos a imediata retirada desse absurdo, multa ao responsável pela aplicação e uma ação firme do poder público contra as fake news!”, disse o vereador.