Lula confirma presença na posse de Alexandre de Moraes no TSE

Ato deve ser o primeiro evento público em que o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente da República vão se encontrar

Foto: Edu Garcia/R7

O ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva (PT) confirmou presença na posse do ministro Alexandre de Moraes como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima terça-feira. Moraes convidou todos os ex-presidentes para a posse.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), também confirmou que vai à solenidade. Se assim ocorrer, esse vai ser o primeiro evento público em que os dois candidatos vão se encontrar.

Bolsonaro mantém uma relação conturbada com Moraes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 17 de maio, Bolsonaro chegou a ajuizar uma ação contra ele por abuso de autoridade. Segundo o chefe do Executivo, a investigação no inquérito das fake news é injustificada.

Em discurso na manifestação de 7 de setembro do ano passado, em São Paulo, Bolsonaro direcionou críticas diretas ao ministro. “Não vamos mais admitir pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constitução. Ele teve todas as oportunidades para agir com respeito para todos nós, mas não agiu dessa maneira como continua não agindo”, disse. “Ou o ministro se enquadra ou ele pede para sair”, completou o presidente.

Bolsonaro recebeu o convite de Moraes, pessoalmente, na noite do último dia 10. O ministro do Supremo Ricardo Lewandowski, que vai ser o vice-presidente do TSE, acompanhou a reunião no Palácio do Planalto, que durou cerca de 40 minutos.