Entenda as causas da tempestade e queda de granizo que atingem o RS

Metsul alertou, desde o fim de semana, para o risco de temporais e, ao longo do dia, emitiu mais três avisos de tempestade com pedras de gelo no RS

Foto: André Guterres/Prefeitura de Cachoeirinha

Aliada à chuvas e vendavais, a queda de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul, entre o fim da tarde e o começo da noite desta sexta-feira, bloqueou rodovias, destelhou casas e deixou centenas de milhares de pessoas sem luz. Mas, apesar de a instabilidade climática ter pego parte da população gaúcha de surpresa, a MetSul Meteorologia vinha alertando, desde o fim de semana, para o risco de temporais e, ao longo do dia, emitiu mais três avisos de tempestade com granizo.

Segunda o portal da empresa, uma soma de condições favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre o estado: o ingresso de ar quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formou nuvens de chuva com raios e trouxe rajadas de vento em diversas localidades do RS, e o ingresso de uma frente fria que começou a avançar a partir do Oeste e Sul, na segunda metade do dia.

Essa frente fria, ao encontrar o ar quente, forma novos núcleos de instabilidade, o que pode resultar em granizo de variados tamanhos e vendavais de forma localizada.

Nesta terça, a frente fria se desloca para Norte e avança pelos estados de Santa Catarina e do Paraná, atingindo ainda parte do Mato Grosso do Sul e áreas do Oeste e do Sul de São Paulo. A Metsul adverte, contudo, para o risco de que novos temporais atinjam o Rio Grande do Sul a partir do fim da tarde de quarta-feira.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile