Inter recebe o Fluminense em confronto direto da parte de cima do Brasileirão

Colorado busca vitória para tentar esquecer eliminação da Copa Sul-Americana

Foto: Ricardo Duarte / Inter / CP

Mais uma vez, o Inter terá que recolher os cacos e resignar-se para encerrar a temporada com o mínimo de dignidade. Após ficar de fora das finais do Gauchão, mesmo enfrentando um rival se remontando para a disputa da Série B, e cair na primeira fase da Copa do Brasil diante do inexpressivo Globo, o time colorado está fora da Copa Sul-Americana e agora encara a reta final do Campeonato Brasileiro sem chance real de título. Sem tempo para descansar ou lamentar, o time colorado volta neste domingo ao palco do vexame diante do Melgar para enfrentar o Fluminense, às 19h, em busca de pontos para permanecer no G6.

O fracasso diante do clube peruano, na noite de quinta-feira, ainda se fará sentir por algum tempo. Ser campeão da Sul-Americana era o grande objetivo da temporada, até pela certeza da impossibilidade de outras conquistas. A frustração, porém, não abala o projeto de manter Mano Menezes por mais uma temporada, pelo menos se depender dos homens mais próximos do vestiário. A renovação do contrato está encaminhada e, de acordo com o planejamento elaborado antes do jogo com o Melgar, seria confirmada nos próximos dias. Ou seja, mesmo que o anúncio seja adiado, Mano deve ficar — isso só não ocorrerá se o técnico não conseguir remotivar o grupo, encerrando o Brasileirão em posição inferior a atual.

Após o empate sem gols contra o Melgar, o time colorado deixou escapar a vaga na semifinal nas penalidades máximas. Mano Menezes lembrou que ele foi contratado justamente porque o Inter fracassara na Copa do Brasil e no Gauchão. “Foram estabelecidas metas no começo da temporada. E se eu cheguei ao Inter é porque elas não estavam sendo atingidas. Mas, quando cheguei, se falava que o Inter brigaria para não cair no Brasileiro e estava quase fora da Copa Sul-Americana na fase de grupos. Essa era a realidade quando assumi. Revertemos isso, classificamos, o time cresceu, e está entre os sete primeiros do Brasileirão há muitas rodadas”, afirmou o técnico.

Faltam exatamente três meses para o final do Brasileiro — a derradeira rodada será disputada em 13 de novembro. A partir de agora, a principal meta do técnico é mostrar aos jogadores a importância de uma classificação para a próxima edição da Libertadores, remotivando-os para as rodadas que restam, começando pelo jogo contra o Fluminense, neste domingo.

“Temos que continuar trabalhando e manter o que estamos fazendo, por mais dura que seja uma eliminação assim. Não podemos deixar interferir naquilo que acreditamos que está correto. Nessas horas temos de ter equilíbrio para não acharmos que tudo está errado”, disse Mano.

Brasileirão Série A – 22ª rodada

Inter
Daniel; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gabriel, Edenilson (Pedro Henrique), Carlos de Pena e Alan Patrick; Wanderson e Alemão (Braian Romero). Técnico: Mano Menezes.

Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso; Matheus Martins, Arias e Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Data e hora: 14 de agosto de 2022, domingo, às 19h
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)