Denarc mantém ofensiva à facção criminosa responsável pelo ataque a agente no Vale do Sinos

Em Campo Bom, os policiais civis apreenderam dois quilos de maconha, uma balança e uma pistola de fabricação israelense com munição

Arma de calibre nove milímetro tinha carregador prolongado | Foto: PC / Divulgação / CP

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil mantém a ofensiva no Vale do Rio dos Sinos contra a facção criminosa responsável pelo ataque que deixou ferido um agente na noite da última quarta-feira durante uma investigação contra o tráfico de drogas em um condomínio residencial no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

Entre o final da noite dessa sexta-feira e começo da madrugada deste sábado, a operação Afronta foi deflagrada sob coordenação do delegado Gabriel Borges, em Campo Bom. Houve a apreensão de cerca de dois quilos de maconha e uma balança de precisão. Um criminoso foi preso.

Uma pistola de fabricação israelense calibre nove milímetros, com carregador com prolongamento e 15 munições foi também recolhida. De acordo com o delegado Gabriel Borges, “a pistola e o carregador são idênticos a uma das armas de fogo do vídeo que circulou pela internet com as ameaças explícitas praticadas pela organização criminosa que atua na região”, sendo usadas contra “rivais e profissionais de segurança pública”.

A investigação começou após o recebimento de informações do setor de inteligência de que um indivíduo armazenava o material da facção criminosa em uma residência de Campo Bom. “Chamou a atenção o poder bélico em posse dos criminosos, justamente face os últimos acontecimentos envolvendo crimes contra a vida na região do Vale dos Sinos”, observou. “A equipe de investigação aprofundou as diligências apontadas na denúncia e, após três dias de investigação, localizou o endereço do suspeito”, complementou.

Já o diretor de Investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, destacou que “é mais uma resposta da polícia contra o crime organizado, e que todas as ações contra forças de segurança serão duramente combatidas”. Outros integrantes do grupo criminoso devem ser identificados.

Na noite de quinta-feira passada, cerca de 97 quilos de maconha foram apreendidos pela equipe do delegado Guilherme Dill em Sapucaia do Sul, dentro da mesma mobilização contra a facção criminosa. O entorpecente foi avaliado em torno de R$ 300 mil.