Secretaria da Saúde do RS recomenda 4ª dose contra Covid a pessoas de 18 a 39 anos com comorbidade

Até o momento, orientação geral previa aplicar o reforço vacinal em pessoas de 40 anos ou mais

Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) publicou, nesta sexta-feira, um Informe Técnico da Campanha de Imunização contra a Covid-19 em que recomenda aos municípios ampliar a vacinação com a quarta dose contra a Covid-19. Nessa etapa, devem ser contempladas pessoas de 18 a 39 anos, com comorbidades – doenças crônicas que comprometem a imunidade. Até o momento, a orientação geral previa aplicar o reforço vacinal em pessoas de 40 anos ou mais. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde já havia conseguido baixar essa faixa etária para 35 anos ou mais.

Em todas as situações, o intervalo mínimo para a aplicação da quarta dose é de quatro meses após a terceira. A orientação também é válida para pessoas que fizeram o esquema primário com a Janssen (dose única), seguido de dois reforços, que devem agora receber um terceiro, independentemente do imunizante utilizado nos reforços anteriores.

De acordo com um estudo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), considerando 105 óbitos pela Covid-19 ocorridos em 2022 no Rio Grande do Sul na faixa etária de 18 aos 39, 95 ocorreram em pessoas com comorbidades (90,5%).

As estimativas do efeito protetor da dose de reforço da vacina na população dessa faixa etária indicaram taxa quatro vezes menor de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por coronavírus no grupo vacinado com doses de reforço em comparação com o grupo não vacinado ou vacinado com esquema incompleto.

Entre as comorbidades elegíveis para que o público de 18 a 39 anos receba a quarta dose, o Ministério da Saúde lista diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

A listagem completa das comorbidades e as recomendações de documentos comprobatórios podem ser encontradas no site coronavirus.rs.gov.br/orientacoes-vacinacao-covid-19.