Porto Alegre: uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte coletivo

Item vai seguir sendo cobrado em estabelecimentos de saúde, como hospitais e consultórios clínicos, por exemplo

Foto: Fabiano do Amaral/CP Memória

As mascaras de proteção facial, um dos itens utilizados na prevenção contra o coronavírus, deixarão de ser obrigatórias no transporte público em Porto Alegre. Conforme decreto, a ser publicado em edição extra do Diário Oficial (Dopa) nesta sexta-feira, a utilização do equipamento passa a ser facultativa dentro dos ônibus e lotações.

Segundo a prefeitura, a decisão se baseia em um parecer da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que avaliou três aspectos: a situação epidemiológica atual; a vacinação contra Covid-19; e a legislação em vigor no Rio Grande do Sul. A última flexibilização na cidade havia ocorrido em 18 de março, quando a máscara passou a ser liberada em espaços fechados.

No entanto, conforme o município, o equipamento vai seguir sendo obrigatório em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas médicas, laboratórios, consultórios e postos de saúde.

Além disso, o uso de máscaras segue recomendado para pessoas sintomáticas e casos confirmados de Covid-19; gestantes; pacientes vulneráveis como imunodeprimidos em tratamento de doenças oncológicas e com doenças crônicas; e em instituições de longa permanência para idosos da capital.