Passa de mil o número de candidaturas registradas no TSE, a partir do RS

Prazo para encaminhamento dos nomes que estarão na disputa junto a Justiça Eleitoral se encerra no próximo dia 15

Urnas | Foto: R7 / Divulgação / CP

O número de candidaturas registradas no DivulgaCandContas – sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – chegou a 1.066, nesta sexta-feira. Na última quarta, mais de 880 pedidos haviam sido confirmados na disputa no Rio Grande do Sul.

Do total de candidatos confirmados, 608 vão concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa e 416 tentarão uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além disso, o sistema da Justiça Eleitoral também já recebeu a candidatura completa de nove chapas que vão concorrer ao governo gaúcho. Entre elas, as de Eduardo Leite (PSDB), que busca a reeleição, Onyx Lorenzoni (PL), Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT), Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC) e Rejane de Oliveira (PSTU). No sistema do TSE já é possível consultar, ainda, o plano de governo dos candidatos que pediram registro.

Como a expectativa é de que a corrida ao Piratini tenham um total de 11 candidatos, seguem pendentes, ainda, os registros das chapas puras encabeçadas por Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior (PCO) e Carlos Messalla (PCB).

Já a disputa pela vaga ao Senado do Rio Grande do Sul conta com oito postulantes: Ana Amélia Lemos (PSD), Airto Ferronato (PSB), Comandante Nádia (PP), Fabiane Sanguiné (PSTU), Hamilton Mourão (Republicanos), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT) e Professor Nado (Avante). Além dos candidatos diretos, também é possível acessar no DivulgaCandContas o registros com os nomes de oito candidatos que concorrem a 1° e 2° suplente de senador.

A tendência é que a disputa ainda receba o registro de Francisco Franke Settineri (PCO), último postulante ao cargo. Apesar de concorrer nas eleições ao governo gaúcho, Novo e PCB decidiram não fazer indicações.

Em função das convenções partidárias, realizadas até o dia 5 de agosto, as executivas terão direito de efetuar trocas até o próximo dia 15, quando encerra o prazo de encaminhamento das candidaturas ao TSE.

*Dados atualizados às 15h08min do dia 12/08/22