Incêndio atinge ao menos 11 carros dentro de garagem no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre

Moradores do prédio residencial de 16 andares tiveram de abandonar os apartamentos às pressas

Foto: Alina Souza / Correio do Povo

Um incêndio destruiu, no começo da manhã desta sexta-feira, ao menos 11 veículos no interior de uma garagem do condomínio Bosques de Palermo, situado na rua Machado de Assis, no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. Outros carros podem ter sido afetados pelo calor do fogo. Em dos veículos atingidos era uma viatura discreta da Polícia Civil.

Os moradores do prédio residencial de 16 andares tiveram de abandonar às pressas os 109 apartamentos, distribuídos em duas torres. Muitos carregaram juntos animais de estimação. Vários moradores foram sendo alertados por outros do fogo. “Fomos acordados por uma vizinha nossa que nos ligou pelo telefone porque não ouvimos nada. Logo em seguida providenciamos de pegar as coisas…”, contou o morador Lissandro Sampaio, de 48 anos, que abandonou o apartamento com a esposa Sandra Viecelli, de 48, e o buldogue francês Roni. “Todos trouxeram seus cachorros e gatos”, constatou Lissandro.

“Muitas pessoas saíram de pijama. Descemos pela escada e, onde temos um andar de garagem, vimos a fumaça…”, relatou. “A fumaça subiu pela escadaria”, assinalou. “Os andares mais altos seguraram mais a fumaça”, complementou a esposa.

Vários carros foram retirados das garagens. Lissandro Sampaio afirmou que um dos 11 veículos queimados não tinha seguro. “A gente não tinha a dimensão do que estava acontecendo”, acrescentou, citando que alguns vizinhos já tinham chegado ao térreo há mais de 40 minutos. “Ficamos assustados… A gente não esperava esse tipo de situação”, admitiu. “Não tenho informação do que pode ter acontecido”, emendou.

O efetivo do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) trabalhou n ocorrência. As chamas foram combatidas com água e até espuma química devido à natureza do material presente nos veículos, como combustível, componentes e revestimentos, por exemplo. Ao menos uma moradora, idosa, inalou fumaça e necessitou de atendimento médico.

Integrante da comissão de obras do condomínio, Gilnei Almeida informou, no começo desta tarde que os moradores ainda não tinham retornado aos imóveis. “Não liberaram nada ainda. A perícia está vindo para cá de novo, pela segunda vez”, observou, citando que foram cortados água, luz e gás. O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do condomínio deve ser agora apresentado ao 1º BBM.

A Defesa Civil de Porto Alegre também atendeu a ocorrência. O coordenador da DC, Evaldo Rodrigues, explicou que a garagem teve de ser isolada com fitas, sendo interditado o acesso. “A síndica foi notificada e orientada a contratar um técnico e apresentar um laudo de estabilidade”, informou.

Em um primeiro momento, os policiais militares do 11º BPM isolaram o local. Uma equipe volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Polícia Civil compareceu igualmente no condomínio. O caso vai ser apurado pela 8ª DP.

No início da tarde, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) divulgou uma nota oficial sobre o ocorrido, esclarecendo que o trabalho no local começou ainda pela manhã. “O perito criminal responsável já conseguiu localizar o foco das chamas. O trabalho, a partir de agora, vai se concentrar em determinar se a causa foi interna – como uma pane ou defeito no carro – ou provocada por agentes externos”, comunicou o órgão. “O levantamento precisou ser interrompido por causa da fumaça e do cheiro de combustível. A previsão da equipe do Departamento de Criminalística é voltar ao local hoje à tarde ou amanhã”, complementou o IGP.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile