Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira

Festa do cinema abre com apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade, exibição de filmes e homenagem à atriz Araci Esteves

Foto: Camila Rodrigues / CP Memória

Começa nesta sexta-feira (12) o tradicional Festival de Cinema de Gramado. Na edição deste ano, o evento completa 50 anos de trajetória. O tradicional tapete vermelho em frente ao Palácio dos Festivais para receber o público marca o início dos festejos.

Na abertura, a partir das 16h, serão entregues os Troféus Reverência Horst Volk a ex-presidentes do Festival de Cinema de Gramado e a ex-prefeitos do município. A cerimônia contará, também, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. À noite serão exibidos os curtas brasileiros “O Fim da Imagem” e “Deus Não Deixa” e os longas “A Mãe” e “La Pampa” no Palácio dos Festivais. Além de ser entregue o Troféu Cidade de Gramado à atriz Araci Esteves.

O 50º Festival de Cinema de Gramado segue até o próximo sábado, dia 20 de agosto, quando ocorrerá a cerimônia de premiação dos filmes em competição, tanto curtas como longas-metragens. A Rádio Guaíba estará presente fazendo a cobertura do evento com entradas ao vivo na programação. Entre segunda e quarta-feira da próxima semana, Camila Diesel apresentará o programa Set Guaíba, às 19h, direto de Gramado.

Artistas que confirmaram presença no Festival

Entre os nomes confirmados estão Barbara Paz, Marcelia Cartaxo, Otavio Muller, Matheus Nachtergaele, Andre Abujamra, Augusto Madeira, Bete Mendes, Tarcisio Meira Filho, Hermila Guedes, Nando Cunha, Dan ferreira, Jessica Ellen e Zeca Camargo.

Ingressos

Este ano, não haverá venda de ingressos para acesso às sessões noturnas, no Palácio dos Festivais. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se darão por meio de doações de alimentos. A troca dos ingressos deverá ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia, na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328). A bilheteria estará aberta a partir das 9h.

Para realizar a troca e garantir o ingresso, é necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis para cada ingresso (preferencialmente leite, café ou óleo de cozinha) no período de 12 a 19 de agosto, e 4kg para a noite da entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto. Cada CPF pode retirar, no máximo, dois ingressos por dia, mediante doação correspondente.

Mostra Infantil, Mostra Gaúcha de Curtas e Mostra de Longas-Metragens Gaúchos

As sessões matutinas e vespertinas, como Mostra Infantil, Mostra Gaúcha de Curtas e Mostra de Longas-Metragens Gaúchos, seguem tendo acesso liberado, sem a necessidade de troca de ingressos. Em um compromisso com a comunidade gramadense, a organização confirma a realização do “Cinema nos Bairros” nos dias 15, 16, 17 e 18 em diferentes locais.