Festival de Cinema de Gramado abre exibição de filmes da mostra competitiva nesta sexta-feira

Debates sobre os filmes concorrentes na edição 2022 terão início neste sábado, às 10h, na Recreio Gramadense

Foto: Cleiton Thiele/Festival de Cinema de Gramado/Divulgação

O 50º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, abre os trabalhos na tarde desta sexta-feira. Autoridades, como o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, vão acompanhar a solenidade, que acontece na Rua Coberta. Aberto ao público, o evento vai ter ainda a participação da Orquestra Sinfônica de Gramado.

Já no Palácio dos Festivais, às 18h, começa a exibição dos filmes da mostra competitiva. A atriz Araci Esteves recebe, como homenagem, o Troféu Cidade de Gramado.

Espaço consagrado no Festival de Gramado, os debates dos filmes concorrentes na edição 2022 terão início neste sábado, às 10h, na Recreio Gramadense. Diariamente pelas manhãs, até o dia 20, diretores, produtores e artistas vão participar de discussões sobre filmes nacionais em longa e curta-metragens exibidos na noite anterior. Já a partir das 16h30min, logo após a exibição dos curtas gaúchos no Palácio dos Festivais, ocorrem debates sobre as mesmas produções, abertos à imprensa e ao público em geral.

Mostra Gaúcha de Curtas
Em uma mostra carinhosamente conhecida como “Gauchão”, os 17 curta-metragens concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema serão exibidos nas tardes de sábado e domingo, a partir das 13h15min, no Palácio dos Festivais. A premiação consagra a parceria de 19 anos entre o Festival de Cinema de Gramado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Na noite do domingo, às 22h30min, também no palco do Palácio dos Festivais, serão conhecidos os vencedores das 13 categorias em disputa: Melhor filme, Melhor ator, Melhor atriz, Melhor direção, Melhor roteiro, Melhor fotografia, Melhor montagem, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor edição de som, Melhor produção/produção executiva, Júri da Crítica e Menção honrosa.

A premiação vai ser transmitida pela televisão e pelo site do Festival. Os gaúchos poderão acompanhar a cerimônia pela TV Assembleia e, também, pela TVE-RS.

O 50º Festival de Cinema de Gramado segue até o próximo sábado, dia 20 de agosto, quando ocorre a cerimônia de premiação dos filmes em competição, tanto curtas como longas-metragens. A Rádio Guaíba vai cobrir o evento com entradas ao vivo na programação. Entre segunda e quarta-feira da próxima semana, Camila Diesel apresenta o programa Set Guaíba, às 19h, direto de Gramado.

Ingressos
Neste ano, não há venda de ingressos para acesso às sessões noturnas, no Palácio dos Festivais. As entradas para acompanhar os filmes, homenagens e entrega de prêmios se darão por meio da doação de dois quilos de alimento. Para a noite da entrega dos Kikitos, dia 20 de agosto, devem ser entregues quatro quilos por ingresso.

A troca dos ingressos deve ser feita diariamente para a sessão do mesmo dia, na secretaria do 50º Festival de Cinema de Gramado, na Sociedade Recreio Gramadense (Rua Garibaldi, 328). A bilheteria abre a partir das 9h.

Pré-estreia ontem à noite
O tradicional tapete vermelho foi a passarela, nesta quinta-feira, dos alunos do projeto Escola de Cinema, o Educavídeo, durante a pré-estreia do Festival. Alunos e convidados realizaram o percurso até o imponente Palácio dos Festivais, onde três produções realizadas pelo projeto foram exibidas: os curtas-metragens “A vida é uma Arte” e “Bem-me-quer Mal-me-quer” e o documentário que reconta os 50 anos do Festival.

A sessão contou, ainda, com a participação do ator Nando Cunha, vencedor do Kikito de Melhor Ator de Longa-Metragem Brasileiro no último Festival de Gramado. Ele foi apresentado como o padrinho desta edição do evento.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile