Conab aponta recorde para milho 2ª safra

Foto Fernando Dias Seapdr

Com o bom desempenho das lavouras, a atual estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a produção total de grãos divulgada nesta quinta-feira (11), é de 271,4 milhões de toneladas, acréscimo de 15,9 milhões de toneladas ao colhido em 2020/21.

De acordo com o 11º Levantamento da Safra de Grãos da Conab, os produtores de milho deverão colher na segunda safra do cereal  87,4 milhões de toneladas na temporada 2021/22.

A colheita do milho segunda safra segue avançando e ultrapassa 79% da área plantada, como indica o Progresso de Safra publicado pela estatal nesta semana. Se confirmado, o volume estimado para a segunda safra de milho representa a maior produção registrada na série histórica.

O coordenador geral de oleaginosas, fibras e frutas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sávio Pereira, explicou que o resultado vem em consequência ao controle do número da  área plantada no país.

Para o feijão, a segunda safra está praticamente finalizada restando apenas alguns talhões que devem ser colhidos ainda na primeira quinzena de agosto. Mesmo com as oscilações climáticas registradas durante o ciclo, a produção deve alcançar em torno de 1,36 milhão de toneladas.

O diretor presidente da Conab, Guilherme Ribeiro destacou que os trabalhos de colheita estão bastante adiantados e as boas condições climáticas poderão aumentar os números da safra.

Produtos de 1ª safra, as lavouras de soja e arroz têm produção estimada em 124 milhões de toneladas e 10,8 milhões de toneladas, respectivamente.

Mais detalhes sobre as principais culturas cultivadas no país podem ser acessados nos arquivos do 11º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, disponíveis no site da Companhia em www.conab.gov.br