Prefeitura de Porto Alegre afirma que 55% das famílias elegíveis já atualizaram o CadÚnico

Fasc realiza quarto mutirão de atualizações nesta quinta-feira, desta vez na Lomba do Pinheiro

Beneficiários do CadÚnico enfrentaram o frio em filas nesta manhã, na Pracinha da Cultura | Foto: Alina Souza / CP

Seguem os mutirões de atualização do sistema do Cadastro Único do governo federal em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, o quarto deles foi realizado na Pracinha da Cultura, no bairro Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre, com grandes filas, assim como foram registradas na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), no bairro Farroupilha, onde o movimento era intenso de entrada e saída dos beneficiários.

Há um mês, o governo federal prorrogou a revisão do CadÚnico, em razão da pandemia, obrigando-a, neste primeiro momento, a apenas famílias com cadastros atualizados pela última vez nos anos de 2016 e 2017. No caso de quem recebe o Auxílio Brasil, amanhã é o último dia para atualização de famílias em processo de averiguação cadastral. O prazo inicial era 10 de junho. Já os beneficiários do programa em revisão cadastral têm até 14 de outubro para atualizar as informações.

O grande movimento está refletido nos números da atualização até o momento em Porto Alegre. De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), no início, 127 mil famílias estavam aptas às atualizações do CadÚnico, contingente que aumentou para 130 mil, em razão de novos cadastros. Destas, 68,2 mil, ou 55% do total, já foram atualizadas. Nos três mutirões anteriores, a Fasc afirma ter atendido 800 famílias.

Também hoje, a auxiliar administrativa Deise Rejane Cardoso Martins, 55 anos, disse que havia aguardado na fila do mutirão da zona Leste desde 6h30min. Antes de ir até o local, ela havia passado por dois outros lugares. O último deles, na sede da , estava cheio. “Consegui pegar uma das 160 fichas, mas vi que estava cheio. Soube através da mídia que este mutirão aconteceria, por isso vim para cá. Acabei pegando chuva”, afirmou Deise, que disse estar no CadÚnico há dois anos, desde que ficou desempregada, e ingressou no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para obter o auxílio.

Desde o começo de julho, a Fasc também afirma ter atendido mais de 25 mil famílias, seja para consulta cadastral, atualização de dados e novos cadastros. Até o final do ano, a fundação projeta realizar mais dez mutirões, com calendários divulgados semanalmente. Além da SMDS, os cadastros são atualizados também no Vida Centro Humanístico, no bairro Sarandi, e no Sine Municipal, no Centro Histórico. Nos Cras, são atualizadas as informações de pessoas residentes nos bairros de residência.

Existe, ainda, seis unidades descentralizadas, que atendem pessoas de todas as regiões de Porto Alegre. Elas são as sedes das subprefeituras Cristal, Extremo Sul, Restinga, Partenon, Leste (bairro Bom Jesus) e Norte (bairro Sarandi). Cada uma delas atende de 20 a 40 famílias diariamente. Para efetuar a atualização, é preciso comparecer aos locais de atendimento portando a documentação original de todo o núcleo familiar. Quem não atualizar o Cadastro Único poderá perder o acesso a benefícios como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica.