PIS/Pasep tem R$ 24,6 bilhões disponíveis para saque em 10,6 milhões de contas

Crédito: Shutterstock

Trabalhadores e servidores têm à disposição um total de R$ 24,6 bilhões do PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) que ainda não foram sacados.  Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor está disponível para 10,6 milhões de contas transferidas para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Tem direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou atuou como servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O dinheiro está disponível para titulares das contas ou seus dependentes, mediante apresentação de seus documentos de identificação.

O valor, liberado em agosto de 2019, se refere às cotas do PIS/Pasep e é diferente do abono salarial pago todos os anos. Quem não realizou o saque de suas cotas Pasep, no Banco do Brasil, ou PIS, na Caixa, teve seus valores migrados para o FGTS.

A Caixa afirmou que fará nova campanha para relembrar o assunto. A DPU (Defensoria Pública da União) havia solicitado, no dia 1º de agosto, que o banco realize ampla divulgação para os trabalhadores e informe pessoalmente os beneficiários que tenham direito aos valores.

(*) com R7