RS busca ampliar mercados para aves e suínos

 

Lideranças dos setores avícola e suinícola gaúchos estão em São Paulo, capital, até o próximo dia 11, em busca de novas oportunidades de mercado para a produção de aves e de suínos do Rio Grande do Sul. De olho no potencial de crescimento tanto do consumo doméstico como em nível internacional, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Estado e a Associação dos Criadores de Suínos do Estado (Acsurs) acompanharam de perto, nesta terça-feira (9), a abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs). A cerimônia contou com a presença do Ministério da Agricultura (Mapa), com o ministro Marcos Montes, e do presidente da República, Jair Bolsonaro, que discursou sobre a responsabilidade dos produtores brasileiros no futuro da indústria de alimentos. “Somos a chave da produção de alimentos no mundo”, afirmou.

Para o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, as oportunidades serão geradas pelas degustações e pelas rodadas de negócios previstas com países estrangeiros. “O evento servirá para ampliar negócios com quem já importa as proteínas brasileiras e expandir negócios com quem não importa”, disse. A estratégia conta com o reforço da recente missão norte-americana que esteve no Estado para conhecer a avicultura gaúcha. “Com toda a tensão causada pela influenza aviária nos Estados Unidos, que também participa do Siavs, temos um novo cenário”, assegura.

Já o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (Sips), Rogério Kerber, aponta que o setor mira na abertura de mercado para o Canadá. O país habilitou, recentemente, oito frigoríficos catarinenses à exportação de carne suína. “A expectativa é grande”, revela o diretor executivo. O pedido de extensão das habilitações às plantas gaúchas foi oficialmente feito ao Mapa ao final do mês passado, uma vez que, assim como Santa Catarina, o Estado também é livre de febre aftosa sem vacinação.

O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, acredita que o encontro irá mostrar a pujança da suinocultura gaúcha aos visitantes internacionais. “O RS é o terceiro maior produtor nacional e o segundo maior exportador da proteína do Brasil”, lembra.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile