Eleições podem alterar fotografia da Câmara de Porto Alegre

Cerca de 70% dos atuais vereadores estão envolvidos na disputa por outros cargos

Foto: Brenda Rodrigues / CMPA

Embora o ano seja de eleições gerais para os cargos de presidente da República, senador e deputado federal, estadual e distrital, o resultado das urnas pode mexer na fotografia da legislatura atual da Câmara Municipal de Porto Alegre. Isso porque, dos 36 vereadores eleitos há dois anos na Capital, 25 estarão envolvidos em campanha. Destes, dois são candidatos a vice-governador, três estão na corrida pela vaga no Senado, sendo um como suplente, três tentam vaga na Câmara dos Deputados, e os demais disputam cadeira na Assembleia Legislativa.

Em caso de sucesso nas urnas, o próximo ano pode iniciar com a necessidade de chamada de suplentes para a conclusão dos mandatos, já que as eleições municipais ocorrerão somente em 2024. O presidente atual do Legislativo de Porto Alegre, Idenir Cecchim, é um dos que não concorrerão, bem como seu correligionário Cezar Schirmer, que chegou a levantar a possibilidade de colocar seu nome como candidato ao governo do Estado, antes de o partido decidir não ter candidatura própria.

Hamilton Sossmeier (PTB), que estava na Secretaria do Emprego Trabalho e Renda do RS até o final de julho, e seu colega de partido Giovane Byl também não estarão envolvidos em campanhas. Os dois integrantes da bancada do Republicanos, Alvoni Medina e José Freitas, focam na conclusão de seus mandatos, também não se alçando a outros cargos. No caso de Mari Pimentel (Novo), a sigla impede que políticos em primeiro mandato se candidatem a outros cargos antes da sua conclusão.

João Bosco Vaz (PDT) assumiu após a morte de Mauro Zacher e confirmou que sua meta é concluir esse mandato em memória do companheiro de partido, sem almejar outros cargos públicos. Aldacir Oliboni e Jonas Reis, ambos do PT, apoiarão candidatos do partido no pleito, mas não concorrerão. Mesma situação de Gilson Padeiro (PSDB).

Confira as pretensões dos parlamentares:

Concorrem a deputado estadual:
Alexandre Bobadra (PL)
Bruna Rodrigues (PCdoB)
Cassiá Carpes (PP)
Cláudia Araújo (PSD)
Claudio Janta (SD)
Felipe Camozzato (Novo)
Fernanda Barth (PSC)
Jesse Sangalli (Cidadania)
Kaká D’avila (PSDB)
Karen Santos (PSol)
Laura Sito (PT)
Leonel Radde (PT)
Márcio Bins Ely (PDT)
Matheus Gomes (PSol)
Mauro Pinheiro (PL)
Monica Leal (PP)
Ramiro Rosário (PSDB)

Concorrem a deputado federal:
Daiana Santos (PCdoB)
Lourdes Sprenger (MDB)
Moisés Barboza (PSDB)

Vice-governador:
Pedro Ruas (PSol)
Tanise Sabino (PTB)

Senado:
Airto Ferronato (PSB)
Nádia Gerhard (PP)
Robaina (PSol) – suplente

Não concorrem:
Aldacir Oliboni (PT)
Alvoni Medina (Republicanos)
Cezar Schirmer (MDB)
Gilson Padeiro (PSDB)
Giovane Byl (PTB)
Hamilton Sossmeier (PTB)
Idenir Cecchim (MDB)
João Bosco Vaz (PDT)
Jonas Reis (PT)
José Freitas (Republicanos)
Mari Pimentel (Novo)