Confiança da indústria brasileira atinge o maior patamar desde agosto de 2021

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou dois pontos na passagem de julho para agosto de 2022, atingindo a marca de 59,8 pontos. A alta é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira. Esse é o maior nível do ICEI desde agosto do ano passado, quando o índice chegou a 63,2 pontos. O indicador foi divulgado nesta quarta-feira, 10,  pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, a indústria segue confiante, uma vez que o ICEI permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O índice varia de 0 a 100 pontos. Foram ouvidas 1.542 empresas, das quais 599 de pequeno porte, 582 de médio porte e 361 de grande porte, entre 1º e 8 de agosto.

O Índice de Condições Atuais – um dos indicadores que compõem o ICEI – registrou alta de 3,1 pontos em relação a julho, alcançando 54,2 pontos. Segundo a economista da CNI Larissa Nocko, o avanço demonstra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.