Com chuvas e solo úmido, conserto de cratera na Loureiro da Silva só deve terminar em setembro

Prazo inicial de 15 dias não vai ser cumprido, admitem técnicos do Dmae

Cratera na avenida Loureiro da Silva em Porto Alegre | Foto: Eduardo Pinzon / Record TV RS / Especial / CP

O prazo de 15 dias, inicialmente previsto para o término das obras de reparação dos danos em uma tubulação do esgoto que resultaram na abertura de uma cratera na avenida Loureiro da Silva, junto à orla do Guaíba, em Porto Alegre, não vai mais ser cumprido. Os trabalhos devem se estender além do período estipulado em razão, sobretudo, do mau tempo. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que atua no local desde 3 de agosto, as intervenções só devem ser concluídas em setembro.

“Em uma ação com essa complexidade, atuamos avaliando dia a dia o que está em andamento, nos deparando com intercorrências e condições climáticas adversas”, afirmou o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. “Em uma semana, tivemos dias com chuva e outros momentos de solo úmido, incompatíveis com o que precisa ser feito lá na Loureiro, ainda que o trabalho ocorra internamente. A nossa previsão atual é que em setembro ainda estaremos atuando no local”, complementou o dirigente, reiterando que o reparo dos canos só pode ser feito com tempo seco.

Segundo o representante da estatal, a escavação na área é mais profunda do que o estimado inicialmente e, pela presença de areia e lençol freático, devido à proximidade do Guaíba, é necessário drenar a água e o esgoto do interior das canalizações para poder agir. Com o local isolado desde o início das atividades, os técnicos fazem a escavação do ponto e a remoção de asfalto, terra, areia e demais materiais do interior da vala.

O buraco se abriu em função do rompimento da rede pluvial, a cerca de 2,5m de profundidade abaixo do asfalto da avenida. O Dmae também detectou danos em uma tubulação de esgoto, colocada no local a cerca de 60 anos atrás, instalação do gênero mais antiga e de maior diâmetro na capital. A rede de esgoto, quatro metros abaixo do pavimento, vai ser completamente substituída.

Até que as obras terminem, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantém o bloqueio na Loureiro da Silva, no sentido bairro-Centro, entre a Câmara de Vereadores e a rótula da Edvaldo Pereira Paiva com a avenida João Goulart. Para chegarem à Mauá, os motoristas devem usar as ruas Vasco Alves, Andradas, General Canabarro e Siqueira Campos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile