Angus lançará novos selos de seleção na Expointer 2022

Para simplificar o processo de seleção genética dos rebanhos, a Associação Brasileira de Angus lançará dois novos selos de reprodutores na Expointer 2022: Adaptação e Performance. As certificações, desenvolvidas em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e com o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), visam chancelar os animais que têm maior capacidade de adaptação e de desempenho, respectivamente, conforme dados das DEPs e índices disponíveis. O lançamento oficial dos novos crivos ocorrerá no dia 31 de agosto, às 19h, na casa da Angus, localizada no Boulevard do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa virtual nesta quarta-feira (10).

Segundo o presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, os selos são mais um passo da associação em prol do melhoramento dos rebanhos da raça no país, uma vez que tornam a escolha dos produtos a serem utilizados no rebanho algo mais assertivo. “As certificações irão auxiliar o criador na hora da seleção”, garante. As chancelas vêm ao encontro, de acordo com o dirigente, com a expansão da genética Angus por território nacional. “A raça está nas 27 unidades da federação e, por isso, precisamos buscar reprodutores que andem bem nos diferentes climas e sistemas de produção”.

As novas certificações, que somam-se ao Selo Seleção Qualidade de Carne lançado pela Angus em 2020, serão fixadas ao lado do registro genealógico dos animais de forma a ajudar o criador no ato da escolha de compra ou de uso de um determinado touro. O Selo Adaptação considera o grupo de reprodutores que têm percentil de até 20% para Índice Adaptação e de até 40% para Índice Final. O crivo leva em conta também aqueles com percentil de até 30% para a DEP de Pelame ao Sobreano e para a DEP de Resistência ao Carrapato. Já no caso do Selo Performance, os animais precisam estar listados no Recurso Genético, ou seja, ser dupla marca, ter percentil de até 20% para Índice Bioeconômico de Carcaça e de até 40% para DEP de Pelame ao Sobreano. “Nosso objetivo é que o pecuarista tenha em mãos informações e ferramentas, como os selos, para escolher exemplares melhoradores para os seus rebanhos. Dessa forma, potencializamos ainda mais a genética de reprodutores nacionais”, afirma o gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato. Os animais condecorados com os selos de seleção poderão ser visualizados no sistema Origen na semana do lançamento.

Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Promebo, Fernando Cardoso, destaca que os selos são uma forma de identificar e valorizar aqueles animais que possuem um conjunto de características superiores em determinados aspectos. “Essa forma visual vai auxiliar, especialmente os produtores comerciais, a encontrar, adquirir e utilizar uma genética superior, garantindo um diferencial de produção no seu rebanho”.

Julgamentos
Os animais rústicos Angus e Ultrablack irão a julgamento no dia 30 de agosto, às 10h, na pista 20. Já o julgamento de exemplares de argola das raças será no dia 31 de agosto, às 10h, na pista central. Os reprodutores serão avaliados pelo jurado argentino Johnny Gutierrez. Neste ano, foram inscritos 141 animais Angus (66 de argola e 75 rústicos), alta de 22,60% em relação ao ano passado. Na raça Ultrablack, 20 reprodutores foram confirmados (12 de argola e 8 rústicos), crescimento de 53,84% em comparação a 2021.

Top Produtor Carne Angus
A Angus divulgará oficialmente os vencedores do prêmio Top Produtor Carne Angus durante happy hour no dia 30 de agosto. O evento será na casa da entidade no parque, a partir das 19h. O mérito reconhece o trabalho dos produtores com maior entrega e porcentagem de certificação no Programa Carne Angus Certificada em dez estados onde, hoje, há unidades frigoríficas certificadas. “O prêmio valoriza os produtores participantes do Programa Carne Angus que têm excelentes resultados para dentro das porteiras e entregando o que há de melhor para os consumidores”, afirma a gerente nacional do Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

Cartilha Sustentabilidade
Dando sequência ao fomento do Protocolo Angus Sustentabilidade, a Angus lançará, durante a Expointer, cartilha com informações sobre o projeto, revisando todos os pontos e embasando o que a legislação preconiza. A publicação é resultado de parceria firmada com a Embrapa e será disponibilizada em versão impressa e digital. “Ela faz parte de uma série de ações que estamos realizando a fim de capacitar e qualificar os produtores para aplicarem práticas sustentáveis em diferentes tipos de sistemas de produção”, destaca Ana Doralina.

Nova Casa Angus
A nova casa da Angus no parque será reinaugurada em festa no dia 31 de agosto, a partir das 19h. O evento contará, ainda, com a entrega de prêmios e lançamentos dos selos de seleção de reprodutores. O estande da entidade passou por reforma e ampliação para garantir ainda mais qualidade e conforto no atendimento ao público e ao trabalho da equipe da Associação. Com isso, a área interna da casa terá sua capacidade de público expandida em 50%, podendo receber até 120 pessoas.

Fórum Angus ATM Agro
Na era das holdings agropecuárias, a Angus promove, durante a Expointer 2022 o Fórum Angus ATM Agro: a evolução da pecuária. Realizado em parceria com a Affectum Consultoria, o evento busca mostrar a evolução da pecuária e apontar as novas vertentes de gestão das propriedades, os melhores caminhos para preparar uma sucessão tranquila dos criatórios e as tendências de mercado e consumidores. O encontro será realizado na quinta-feira (1º/9), na casa da RBS no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a partir das 14h.

A Associação fará a transmissão dos julgamentos e eventos ao vivo pelo seu canal no YouTube (www.youtube.com/user/Brasilangus). A Angus conta com a parceria permanente da Genex e da Socil e, na Expointer 2022, da Neogen e Datamars.

Números Carne Angus
O primeiro semestre de 2022 foi positivo para o Programa Carne Angus Certificada. Em relação ao mesmo período de 2021, o número de animais abatidos cresceu 12,76% (161.327 para 181.911 cabeças) e o volume de carne produzida cresceu 20,38% (13,31 mil toneladas para 16,03 mil toneladas). O destaque foi a produção de produtos industrializados (hambúrguer, linguiça, carpaccio e carne moída), que obteve um crescimento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado.

Destaque também para um melhor aproveitamento das carcaças abatidas. Segundo dados divulgados pelo programa, o Indicador de Eficiência (kg/cabeça) aumentou em 12 kg por animal: 72,6 (2021) e passou a 84,8 (janeiro-junho 2022).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile