Redução do preço da gasolina e da energia elétrica puxaram o IPCA para a deflação

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Dois itens ajudam a deflação de 0,68% em julho, anunciada nesta terça-feira, 9, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O preço da gasolina caiu 15,48% e a energia elétrica também teve forte influência no resultado, com queda de 5,78%.

A queda verificada da gasolina, teve impacto de -1,04 ponto percentual para a taxa do IPCA geral em julho, que foi a menor taxa mensal de toda a série histórica do índice, iniciada em 1980. Isso significa que, sem a queda do preço da gasolina, o IPCA não teria registrado deflação, mas alta.

O preço de energia elétrica teve impacto de -0,24 ponto percentual. Somados, gasolina e energia elétrica tiveram impacto de -1,18 ponto percentual no resultado do IPCA. O movimento reflete a lei que reduziu o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público, do fim de junho.