Adidos agrícolas participam de curso preparatório para atuarem no exterior

Começou ontem, segunda-feira (8), o curso de preparação para adidos que vão exercer a missão de assessoramento em assuntos agrícolas nas representações diplomáticas brasileiras em Angola, Colômbia, Egito, Marrocos e União Europeia.

O adido atua na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o agronegócio, contribuindo para geração de divisas e empregos no Brasil.

A capacitação, organizada em colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está sendo realizada no Instituto Rio Branco (IRBr), e vai ocorrer até sexta-feira (12).

Em 2022, 13 profissionais sêniores, com conhecimento em temas agrícolas, foram finalistas aos postos de adido agrícola.

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), o número de profissionais na área aumentou com o apoio das embaixadas, graças aos resultados concretos que os adidos trouxeram. O secretário adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Fernando Zelner, destacou a importância dos adidos na negociação dos produtos agrícolas brasileiros no comércio exterior.

Desde 2009, mais de 60 servidores do Ministério da Agricultura (Mapa) já cumpriram a função de adido agrícola e mais de 160 integraram as listas tríplices, mostrando assim o interesse crescente pela internacionalização do Ministério.

Durante a abertura do curso, a diretora-geral do Instituto Rio Branco, embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, falou sobre a importância da iniciativa para o compartilhamento do conhecimento acumulado pelo Itamaraty no âmbito internacional.

Atualmente, o Ministério da Agricultura possui 28 adidos agrícolas brasileiros designados junto às representações diplomáticas no exterior, com previsão de ampliação, ainda neste ano, para 29 adidos em 27 postos.

A seleção de 2022 teve por objetivo identificar candidatos aptos a substituir quatro adidos cujos mandatos estão se encerrando, além de candidato para a nova adidância agrícola que está sendo criada na Embaixada do Brasil em Luanda, Angola.

Ainda em 2022, espera-se que os cinco novos adidos sejam designados e iniciem suas missões no começo de 2023.