Ação integrada reforça segurança e assistência social no Centro de Porto Alegre

Iniciativa da administração municipal mobiliza 35 agentes de segurança, em dez viaturas

Foto: Alex Rocha / PMPA / CP

Após uma série de reportagens do Correio do Povo expondo a precária situação em que se encontram a avenida Farrapos, a rua Voluntários da Pátria e o próprio bairro Floresta, a prefeitura de Porto Alegre desencadeou nesta terça-feira uma ação conjunta de combate à criminalidade no entorno da Estação Rodoviária, no Centro, envolvendo as forças de segurança do município e Estado.

À tarde, equipes da abordagem social e saúde da prefeitura estarão no local para cadastro e encaminhamento de pessoas em situação de rua. Conforme o prefeito Sebastião Melo (MDB), a prefeitura não irá se omitir e trabalha para reforçar as ações em defesa da segurança pública de moradores e empreendedores na região.

Melo reforça que o plano que prevê a revitalização e busca trazer novos investimentos ao 4º Distrito já tramita na Câmara Municipal. “Temos que dar pronta resposta ao desafio histórico de agravamento da rua Voluntários da Pátria com medidas reais. A operação integrada entre Guarda Municipal e órgãos estaduais será rotineira e envolve o enfrentamento de um problema social e de saúde pública muito sensível, que é o consumo de drogas e prostituição”, afirma o prefeito.

Mais de 35 agentes de segurança estiveram na região, divididos em dez viaturas. O efetivo foi composto por Guarda Municipal e policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) e da 17ª Delegacia de Polícia Civil. Um homem de 41 anos, que estava foragido da Justiça por tráfico de drogas, foi capturado nas imediações do Viaduto da Conceição.

Os trabalhos também contaram com apoio de mais de 20 garis e três caminhões de coleta de lixo. Parte de uma estrutura danificada sob o viaduto será reparada pela administração municipal. “Esta integração entre os órgãos de segurança é fundamental para combatermos a criminalidade no Centro de Porto Alegre”, destaca o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.